Prefeitura faz campanha antitabagismo

04/08/2014 13:21:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Rui Porto Filho

O prédio da Secretaria de Administração foi visitado nesta segunda-feira (4)

Para divulgar a incoerência de fumar em certos espaços, mostrando às pessoas onde em Macaé há tratamento contra o Tabagismo e convidando-as para o Dia Nacional de Controle do Tabagismo - que ocorrerá em 29 de agosto, no auditório do Paço Municipal -, a Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas (Cepod) e a Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo estão visitando órgãos públicos, neste mês.

Na manhã desta segunda-feira (4), cinco funcionários desses órgãos estiveram no prédio da Secretaria de Administração da Prefeitura de Macaé. Segundo a terapeuta ocupacional, Martha da Silva Vieira Almeida, que está acompanhando o trabalho junto a essa equipe, é importante sinalizar as pessoas para que tomem conhecimento das legislações federal, estadual e municipal, as quais dizem que não se pode fumar em ambiente fechado e em espaços de uso coletivo (mesmo que coberto ou arejado). Até debaixo das marquises há a proibição.

- Estamos fazendo uma campanha mais simpática, pois compreendemos que os fumantes têm dificuldades de parar com o vício, por isso, nossas mensagens nos cartazes são: “não é coerente fumar neste ambiente” e “é direito de todos respirar sem tabaco”, comenta Martha. Como justificativa sobre isso, ela cita o fato de que no país, sete pessoas morrem por dia devido ao tabagismo passivo, sendo direito de todos respirarem sem tabaco, bem como fazer suas escolhas individuais, pautadas no respeito do bem estar coletivo.

Além disso, o tabagismo passivo é a terceira maior causa de morte evitável no mundo e medidas simples de políticas públicas podem promover a prevenção deste sério problema de saúde pública. Em Macaé, a Unidade de Tratamento do Tabagismo – Caps Ad / Porto (Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e outras Drogas) funciona na Rua Velho Campos 1071, Centro. Seu telefone é: (22) 2796-1295(22) 2796-1295.

Distribuição de Panfletos Informativos

As atividades de distribuição de material educativo, esclarecimentos, colocação de adesivos sobre Macaé sem Fumo acontecem sempre, às 9h, da seguinte maneira: terça-feira (5), no Paço Municipal; segunda-feira (11), no Centro Administrativo Luiz Osório; terça-feira (12), no Hospital Público Municipal (HPM). No dia 18, é a vez do Centro de Saúde Dr Jorge Caldas receber essa equipe. Dia 19, o grupo vai se dirigir ao Hospital São João Batista. No dia 25, a visitação ocorre no Centro de Especialidade Moacyr Santos e no dia 26, no Pronto Socorro do Aeroporto.


Fotos Relacionadas