Governo instala gabinete de crise para atuar no município

08/11/2018 13:38:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

Objetivo é centralizar informações e otimizar tomada de decisões

Nas primeiras horas desta quinta-feira (8) a Prefeitura de Macaé instalou gabinete de gestão de crise, baseado no Centro de Convenções, com o propósito de centralizar informações e otimizar tomada de decisões. Sob o comando direto do o prefeito de Macaé, Aluizio Júnior, o gabinete é composto pelas secretarias de Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Defesa Civil, Saúde e Comunicação.

Ações operacionais para a retomada na normalidade no município e atuação direta e imediata junto às pessoas afetadas pelas chuvas partem do gabinete de gestão de crise, com esforços sobretudo na região serrana, que recebeu concentração de chuvas da ordem de 250mm.

As informações recebidas passam por triagem para que a estrutura seja otimizada. Viaturas comuns, com tração e para passageiros compõem a frota concentrada no local. A Secretaria de Saúde mantém unidades em funcionamento e serviço 192 com quatro pontos estratégicas para atendimento, se preciso.

Para esta sexta-feira (9), segundo o coordenador regional de Defesa Civil - Região Litorânea, Erick Schueller, é esperada a descida das águas que caíram na região serrana nas últimas 24 horas, que atingirão bairros como Piracema, Nova Holanda, Botafogo, Malvinas, Ilha Leocádia e arredores da Linha Azul.

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, juntamente com a Defesa Civil, monitora possíveis casos de desalojamentos. Cerca de 45 pessoas foram conduzidas pelo poder público a casas de familiares. Não há desabrigados.

Equipes da Saúde, Mobilidade Urbana, Infraestrutura (Serviços Públicos, Defesa Civil, Interior e Obras) e Guarda Ambiental estão na região serrana atuando nas demandas prioritárias da população.