Macaé entre as 20 cidades que mais investem em Educação no Brasil

16/10/2019 16:55:00 - Jornalista: Márcio Siqueira - assessoria do gabinete

Foto: Rui Porto Filho / Arquivo Secom

Macaé é a segunda cidade do Estado que mais investe na Educação por aluno matriculado, atrás apenas de Niterói

Com uma rede universalizada, que garante a todos os estudantes acesso do nível infantil até a formação universitária, Macaé aposta na restruturação de todas as áreas do ensino público, o que garante a 17ª colocação entre as 100 cidades que mais investem em Educação, em todo o Brasil. Confira a lista das 100 melhores.

Ao aplicar R$ 11.161,42 por cada um dos 40.517 estudantes matriculados na rede, o governo mantém vagas para todas as crianças nos níveis pré-escolar e no ensino fundamental, além de consolidar parcerias, criar projetos e instituir programas que beneficiam alunos em formação profissionalizante e em nível superior.

De acordo com os dados do Anuário Multicidades, elaborado pela Federação Nacional dos Prefeitos (FNP), Macaé é a segunda cidade do Estado que mais investe na Educação por aluno matriculado, ficando atrás apenas de Niterói.

A análise, que segue como referência a gestão fiscal de 2018, indica que Macaé lidera o ranking a nível regional, entre as cidades influenciadas pela dinâmica do petróleo, na Bacia de Campos.

Esses investimentos garantem, não apenas o cumprimento das diretrizes constitucionais de financiamento do ensino público. Macaé mantém uma universidade pública, a Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (Femass) e ao expandir a Cidade Universitária, além de criar o programa Startup e a Casa do Estudante.

Com o Bolsa Escola, os 100 alunos da rede pública, do 6ª ao 9ª ano do ensino fundamental, com as melhores notas do bimestre recebem R$ 600, um estímulo que vai além do subsídio financeiro, mas que representa a consolidação real de que o estudo, com dedicação e responsabilidade, vale a pena.