População é convocada para Audiência Pública do Porto, dia 5

26/05/2017 17:03:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

Encontro discutirá zoneamento urbano nas áreas de instalação do Terminal Portuário de Macaé

A audiência Pública do Porto de Macaé acontecerá dia 5 de junho (segunda-feira), às 18h, no Plenário da Câmara Municipal de Macaé. A proposta é discutir o zoneamento urbano da cidade nas áreas do Barreto, onde será instalado o Terminal Portuário de Macaé.

- É de extrema importância a presença de toda a população macaense na Audiência Pública do dia 5. Vamos discutir, juntos, esse projeto que prevê a retomada do crescimento em nosso município. O Porto de Macaé é fundamental para retomada do crescimento da cidade. A iniciativa significa reaquecer a economia na Bacia de Campos, além de emprego e recurso financeiro direto - apontou o prefeito Dr. Aluizio.

A construção do novo terminal portuário, da iniciativa privada, busca atender as demandas das empresas offshore, sendo capaz de dar suporte logístico às operações direcionadas à exploração e produção de petróleo nas reservas do pré-sal. O projeto prevê uma plataforma marítima com cerca de 90 mil metros quadrados com área para atendimento de 14 embarcações de grande capacidade simultânea e uma área de 400 mil metros quadrados em terra.

Retomada do crescimento

Além do porto, outro fator deve contribuir para a reaquecer a economia e impulsionar o crescimento da cidade. A rodada de leilões de petróleo, prevista para acontecer no final do ano, deve despertar o interesse de investidores na Bacia de Campos com a abertura do mercado para novas explorações. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) iniciou, neste mês, a temporada de leilões de áreas para exploração de petróleo e gás natural no país.

Serão ofertados nove campos terrestres antigos, que já produziram petróleo e foram devolvidos pela Petrobras. Esta primeira disputa é voltada para pequenas e médias empresas nacionais e estrangeiras. O certame antecede leilões mais aguardados no mercado, como a 14ª Rodada de áreas do pós-sal, marcada para setembro, e os dois leilões do pré-sal, previstos para outubro. A 14ª rodada de leilões realizará licitações de 291 blocos. Destes, 10 são da Bacia de Campos.

Macaé também recebe, entre os dias 20 e 23 de junho, a 9ª edição da Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás, a Brasil Offshore. A edição especial de 40 anos da Bacia de Campos marca a retomada da indústria do petróleo.