Prefeito assegura transparência em dados do Coronavírus

01/03/2021 15:47:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Rui Porto Filho

Em entrevista à rádio 95 FM, o prefeito Welberth Rezende afirmou que o governo acompanha os dados diariamente

O monitoramento dos índices relativos à pandemia do Coronavírus segue como a premissa do governo em definir medidas que impactam, de forma direta, a rotina econômica e social do município. Em entrevista à rádio 95 FM, o prefeito Welberth Rezende afirmou que o governo acompanha diariamente os dados registrados nas unidades que compõem a rede de assistência ao paciente do Coronavírus na cidade.

Essa análise diária ajuda o governo a reavaliar ações que possam restringir atividades ou permitir novas regras de flexibilização. “Nós não registramos alta no índice de mortalidade por Coronavírus na cidade, assim como não há alta na taxa de contágio da doença. O dado de alerta é a alta na ocupação dos leitos de CTI que representam a evolução do quadro da doença em pacientes que já tinham diagnóstico positivo”, explicou o prefeito.

Dados recentes apontam que, de 53 leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI) para pacientes do Coronavírus, 35 estão ocupados. Já na ala de enfermaria, das 42 vagas, 20 estão ocupadas.

“Toda a nossa rede, desde do Centro de Triagem do Jorge Caldas até os leitos do HPM, é monitorada diariamente. E esses índices dão base às nossas decisões. Macaé registra, hoje, uma realidade semelhante a todo o país e não medimos esforços para garantir à população o atendimento adequado”, disse.

Welberth apontou também que a prefeitura já define a nova etapa da vacinação da população contra a Covid-19. O próximo grupo é formado por idosos de 60 a 84 anos. O próximo passo é atender os de 80 a 84 anos. O prefeito destacou também a necessidade de agilizar o processo de vacinação. “Nós estamos em busca de mais vacinas. Propomos a compra de doses junto ao Butantan e também de forma conjunta aos demais municípios da região, para importar doses com um custo logístico mais em conta. Estamos contatando laboratórios de várias partes do mundo, que já produzem doses aprovadas pela Anvisa. Esperamos receber respostas em breve”, explicou.

O prefeito também afirmou que o Plano de Retorno das Atividades Presenciais nas escolas será mantido enquanto os índices da pandemia seguirem favoráveis à essa estratégia. “É opção da família escolher se leva o filho à escola. Nós sabemos que a situação ainda não está tranquila, mas a nossa preocupação é com o aprendizado dos alunos. O Plano segue uma estratégia baseada em protocolos que asseguram o retorno, de acordo com os índices, além de ter um foco social”, explicou.

Welberth garantiu que a Bolsa Alimentação será mantida para os alunos da rede municipal de Educação, mesmo com o retorno das atividades presenciais. “Nesta fase de retorno, a alimentação dentro das escolas ainda não será permitida. As crianças que forem às aulas irão receber lanches. Por isso, a Bolsa Alimentação vai ser mantida neste período inicial”, assegurou.