Prefeito recebe homenagem da Abespetro nesta quinta-feira

20/02/2018 15:15:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Dr. Aluizio vê com otimismo a retomada do setor do petróleo, com leilões no pré e no pós-sal

A importância de Macaé no cenário internacional de negócios será, mais uma vez, evidenciada nesta quinta-feira (22), quando o prefeito Dr. Aluizio receberá a placa "Destaques da Indústria de Bens e Serviços de Óleo e Gás no Brasil", em cerimônia promovida pela Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Petróleo (Abespetro). Na ocasião, será promovido coquetel de posse da nova diretoria, conselho fiscal e presidente do conselho de ex-presidentes. O evento acontecerá na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, Flamengo, Rio de Janeiro.

O prefeito estará acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Gustavo Wagner, que comemora o reconhecimento do esforço do governo municipal pela instituição que representa os interesses comuns das empresas de serviço de petróleo. "A homenagem traduz reconhecimento pela liderança e interlocução nas principais pautas em defesa do petróleo. A retomada da produção passa pela flexibilização da legislação, que traz segurança jurídica aos investimentos. Esse progresso só foi conquistado com muita discussão, entendimento e sensibilização: uma conquista da democracia", pontuou.

Trabalho e inovação são algumas características do governo Dr. Aluizio que contribuem para que o município saia da crise econômica, puxada desde 2016 pelo valor do barril e o aumento da oferta. Como líder regional, assumindo a presidência da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), onde ficou até ano passado, o prefeito apregoou lutas com foco na retomada dos empregos no município, sem esquecer de investir na prioridade do governo, saúde e educação. Esse protagonismo impulsionou a Abespetro a definir o nome de Dr. Aluizio na homenagem.

O chefe do Executivo enumerou outra conquista do setor como o retorno da agenda de leilões. E se movimentou para ampliar as atrações para o arranjo produtivo, que impactam diretamente em Macaé.

- Macaé é o centro da prestação de serviço para exploração e produção de petróleo no Brasil e na América Latina e está pronta para esse novo ciclo de desenvolvimento - ressaltou Dr. Aluizio. A agenda de leilões, realizada em 2017, foi composta pela 14ª Rodada de Licitações do pós-sal, e pela 2ª e 3ª Rodadas de Partilha no Pré-sal, que aconteceram em outubro do ano passado. Os dois certames dão novo fôlego à economia de Macaé e região, já que a Bacia de Campos foi um dos destaques de ambas transações do mercado.

Abespetro une setor petrolífero

A Abespetro abrange empresas das áreas de sondas e serviços de perfuração e completação; unidades de produção e serviços de operação; embarcações e serviços de instalação e apoio; sísmica e serviços de poço; serviços de robótica, mergulho, fabricação e montagem de equipamentos submarinos. A instituição irá homenagear pessoas que trabalham para o desenvolvimento do arranjo produtivo do petróleo neste novo ciclo econômico nacional.

Campanhas como "Menos royalties, mais emprego" e "Bacia de Campos é preciso investir" foram defendidas pelo prefeito no ano passado como medidas para reforçar o cenário de recuperação da atividade petrolífera. Dr. Aluizio participou de encontros com líderes de instituições econômicas e articulou medidas para impulsionar o desenvolvimento local.

Uma das batalhas do prefeito foi a retirada do conteúdo local das rodadas de licitações. A medida foi uma novidade do edital e do modelo de contrato da 14ª Rodada de Licitações de Blocos, ocorrida em setembro e apontada pelo governo municipal como positiva porque permite que operadoras importem equipamentos de alta tecnologia, acabando com multas contratuais ocasionadas pela não integralização do conteúdo local. Com a retirada de conteúdo nacional como exigência da licitação, abriu-se espaço para o investidor internacional.

Dr. Aluizio defendeu a revitalização dos campos maduros na Bacia de Campos, durante a Feira Brasil Offshore, quarto maior evento internacional de petróleo e gás do mundo, realizado em junho do ano passado, no município e onde a prefeitura participou com estande. O prefeito argumentou que a revitalização dos campos maduros pode gerar um novo cenário para o retorno dos empregos, já em 2018.

E, para fomentar ainda mais o setor, avança a estimativa para o resultado da 15ª Rodada de Licitações de áreas no pós-sal, com a proximidade da data do leilão, em 29 de março e para a quarta rodada do pré-sal, marcada para 7 de junho de 2018. Com esses dois novos leilões, o governo federal prevê arrecadar R$ 3,5 bilhões em bônus.

Na 15ª Rodada de Licitações de áreas no pós-sal serão ofertados 70 blocos, sendo 49 nas bacias marítimas de Campos, Santos, Ceará, Potiguar, Sergipe-Alagoas. Neste leilão, o regime é de concessão e vence a licitação a empresa que pagar o maior bônus para o governo.


Fotos Relacionadas