O plano Macaé+20 é uma ferramenta de trabalho que faz parte de um planejamento estratégico mais amplo e de longo prazo, cuja perspectiva fundamental, e base, é a orientação da gestão por resultados, primando pelo desenvolvimento sustentável com equidade e justiça social. Seu objetivo é delinear uma cidade estruturalmente planejada mediante a criação de um ambiente favorável ao seu desenvolvimento, considerando o que pode e se deseja alcançar, identificando pontos fortes e de melhorias, assim como novas tendências e possibilidades nas diversas esferas da gestão pública.

Dessa forma, o Plano Macaé+20 é um guia alinhado com os propósitos da população e com Pacto Global para o desenvolvimento sustentável, que subsidia a prefeitura na administração melhor do tempo, recursos e esforços, com decisões assertivas. O município se une à ação conjunta de apelo global para assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos de apelo global que orienta ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Conheça o processo de construção:

Estruturado em etapas sucessivas e complementares, alicerçadas na gestão democrática e participativa tem privilegiado a participação de diferentes atores, sobretudo, tendo em conta o nivelamento de conhecimento acerca da realidade municipal e o consequente mapeamento dos desafios a serem enfrentados.

Sua elaboração contempla as seguintes etapas:

Planejamento interno

Levantamento junto aos secretários sobre as perspectivas para a Macaé do Futuro e a elaboração de um diagnostico preliminar

Construção do Diagnóstico

Apresentação dos indicadores e enquadramento com as diretrizes do ODS: oficina com secretários e técnicos da prefeitura e levantamento dos principais problemas e construção da versão final do diagnóstico dos técnicos das áreas

Validação de Diagnóstico

Construindo em seminário com a participação de técnicos da prefeitura, secretários, empresários, sociedade civil organizada. O seminário tem a contribuição de pesquisadores acadêmicos, na apresentação de estudos sobre os eixos, assim como na construção dos pilares e objetivos.

Elaboração do Plano

Levantamento das principais causas propostas e metas com base no diagnóstico. Será construída uma oficina com a participação de técnicos e secretários do executivo e pesquisadores acadêmicos para a identificação das causas e levantamento de propostas e metas.

Consulta Popular

Reconhecimento das prioridades, principais propostas e metas da população

Publicação do Plano Macaé+20

Audiência pública para aprovação da versão final.

A elaboração e validação do diagnóstico situacional do município, estruturada e analisada a partir de indicadores primários e secundários georreferenciados, foi estruturada considerando a inserção do município no cenários de desenvolvimento loco-regional, estadual e nacional, tendo em vista a dinâmica econômica em que está situado. Foi organizado em eixos sete temáticos norteadores, sendo uma importante e fundamental etapa, constituindo a base fundamental para a construção de iniciativas a serem implementadas ou coordenadas pela Prefeitura para equacionar os desafios prioritários.

Eixos Temáticos:

Desenvolvimento Social | Desenvolvimento Econômico Sustentável | Cidade Inteligente | Planejamento Urbano e Rural Ambiente, Sustentabilidade e Desastres Naturais | Tecnologia e Inovação | Modernização da Gestão

Descrição e analise da situação em que se encontra o município, em diferentes perspectivas, considerando a região, o estado e o pais, assim como levantamento e analise dos problemas e suas causas.

Compreenda a estrutura

A concepção de uma estratégia de longo prazo para Macaé foi alicerçada pelo pressuposto de estruturar um planejamento para a cidade que extrapole os limites do mandato de um governo e seja reconhecido como uma política de Estado. O Plano Estratégico Macaé+20 traça, a partir do diagnóstico situacional, as perspectivas de crescimento e desenvolvimento num horizonte que compreende ações concretas, definidas a partir da definição das metas de curto, médio e longo prazo, visando orientar a organização das políticas estruturantes no município.

O Plano Estratégico Macaé+20 organiza as estratégias de desenvolvimento estruturadas em seis áreas de resultados, definindo resultados essenciais a serem alcançados a partir dos desafios transversais a serem enfrentados, tendo como referência fundamental o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A partir desta perspectiva, o Plano de Ação está sendo construído, considerando o desenvolvimento de uma série de iniciativas de planejamento e gestão orientada para resultados que permitirão o acompanhamento das metas e da carteira de projetos com as principais entregas planejadas para a população

Área de Resultado

São elas: Ambientalmente Sustentável e Resiliente; Econômica, Empreendedora e Inovadora; Escolarizada; Organizada e Funcional; Saudável, Social e Inclusiva; Segura, Integrada e Inteligente.

Cada Área de resultado apresenta o seu cenário e as perspectivas de futuro, estando estruturada em um agrupamento de eixos temáticos, diretamente relacionados ao seu propósito finalístico, que consideram:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS: Agregação ao Plano Estratégico dos ODS referentes

Agenda prioritária: apresentação das escolhas e prioridades para os próximos anos; Objetivos Estratégicos: declarações de intenções estratégicas sobre o que se deseja alcançar

Iniciativas: soluções capazes de alterar a realidade do município, organizadas em ações e projetos que devem ser realizadas para o Plano Estratégico Macaé+20 atingir o objetivo estipulado.

Indicadores: revelam o desempenho e são capazes de aferir se estamos mais próximos ou mais distantes do alcance do objetivo estratégico.

30.04 8h30
Painel nossos compromissos para uma cidade
Cidade Universitária - Auditório Bloco D

Macaé + 20: projeto avança mais uma etapa do planejamento estratégico

Saiba Mais