Atividades físicas ampliam qualidade de vida na terceira idade

20/08/2018 14:29:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

Caminhadas, alongamentos e ginástica especializada são opções

Melhorar a qualidade de vida dos idosos é objetivo da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Esportes. Caminhadas, alongamentos e ginástica especializada são oferecidos em espaços públicos.

Na praça Mirante da Lagoa, as aulas acontecem por meio do projeto Recriaidade. Na praia da Imbetiba, a secretaria apoia o grupo denominado Anormais e no Campo do Oeste, Movimente-se. Os exercícios são promovidos sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h.

Os interessados podem fazer a inscrição no próprio local, levando a xerox de um documento de identidade, atestado médico, duas fotos 3x4 e comprovante de residência. A Secretária de Esportes, Andréia Freitas, explicou que o objetivo das atividades não é só trabalhar a parte física, mas também a mental.

- Os idosos estão vivendo mais e por isso precisam ter mais qualidade de vida. Através das atividades físicas eles conseguem conquistar isso, disse.

A professora que ministra aulas na Imbetiba, Margareth Torelli, contou que procura trabalhar com os alunos alongamento, coordenação motora, equilíbrio e força muscular.

- Contamos, em média, com a presença de 40 alunos e às quartas e sextas-feiras, nosso grupo realiza caminhadas, destacou.

O aposentado Almir Gomes Barbosa, de 81 anos, frisou que frequenta a Praia de Imbetiba todos os dias para praticar esportes.

- Pedalo, nado e corro. Sempre que posso pratico esportes e fui uns dos fundadores dos Normais, que é um grupo que se reúne para nadar na praia e praticar outros exercícios, ressaltou.

Já a aposentada Meireluce Ramos, de 60 anos, detalhou que mesmo antes de chegar à "melhor idade", já praticava atividades físicas.

- Frequento a ginástica aqui na praia de Imbetiba há mais de quatro anos. A minha saúde melhorou muito, principalmente o colesterol, comentou.

Outra frequentadora, Gicélia Valon, de 61 anos, iniciou a ginástica por causa da amiga Meireluce.

- Comecei a fazer a ginástica este ano e estou gostando muito pois fiz novas amizades. Além dessa atividade, gosto muito de dançar - pontuou.

A professora Ângela Tavares, responsável em ministrar as aulas na praça da Associação dos Moradores do Mirante da Lagoa (Amola), assinalou que alguns alunos possuem problemas de saúde como Alzheimer e limitações físicas.

- Muitos deles ficavam em casa trancados sem fazer nada. Aqui eles têm a oportunidade de realizar atividades em grupo. Às segundas, quartas e sextas trabalho o projeto Recriaidade, no qual procuro desenvolver o condicionamento para idosos, com atividades do universo infantil, explicou.

Ela acrescentou ainda que às terças e quintas-feiras, o grupo pratica caminhadas e após isso, são realizados exercícios localizados e direcionados para cada aluno, respeitando as suas limitações.

A aposentada Delmysia Souza, de 82 anos, que faz aulas na Praça do Mirante da Lagoa, observou que desde o outubro do ano passado frequenta as aulas.

- Aqui me sinto muito bem, pois somos como uma grande família: um ajuda o outro. As atividades físicas nos ajudam a realizar as tarefas diárias, acentuou.

Já no bairro Campo do Oeste, as ações para os idosos contam em média com 15 alunos e as aulas são ministradas próximo ao Programa Saúde da Família (PSF).

Avaliação física é realizada a cada seis meses

A coordenadora do Projeto InForma, Francine Farah, explica que uma equipe vai até aos polos que atendem aos idosos, de seis em seis meses, para realizar avaliação física dos alunos.

- Nós verificamos a pressão arterial, o Índice de Massa Corporal (IMC) e como está o condicionamento desse idoso. A partir daí, os professores definem os exercícios adequados. Mas já percebemos que por causa das atividades físicas, o uso de medicação diminui, a pressão fica mais controlada e o grau de autonomia aumenta, informou.

Esporte em Ação Presente para Idosos

Para comemorar o Dia do Idoso (1º de outubro), a Secretaria Municipal de Esporte realizará no dia 29 de setembro, na orla da praia da Imbetiba, o Esporte em Ação Presente para Idosos.

- O objetivo é incentivar a prática de esporte entre os idosos, aproveitando que a cidade possui espaços apropriados para que as pessoas façam exercícios físicos, comentou a Secretária de Esportes, Andréia Freitas.

O evento envolverá diversas modalidades esportivas como peteca, atletismo, natação, jogos de tabuleiro e outras consideradas ideais para os praticantes. Poderão participar atletas com mais de 60 anos e comprovadamente aptos a fazer atividades esportivas.

Serviço

Mais informações sobre as outras atividades oferecidas pela Secretaria Municipal de Esportes poderão ser obtidas pelo telefone 2770-6770 ou na página do Facebook da secretaria.

A secretaria fica localizada no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo (Moacyrzão), na Avenida Luiz Lírio, s/n, Barra de Macaé.


Fotos Relacionadas