Evento esportivo marca Dia do Idoso em Macaé

29/09/2018 13:02:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Muita atividade e diversão no evento Terceira Idade Esportiva

A primeira edição da Terceira Idade Esportiva foi marcada pela alegria, descontração e muita atividade. Para comemorar o Dia do Idoso, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Esportes, realizou, na manhã deste sábado (29), na praia da Imbetiba, uma série de atividades esportivas para a galera da terceira idade. A meta do evento é a melhoria da qualidade de vida da população idosa, que segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de idosa.

A secretária de esportes, Andrea Freitas destacou que a ação conseguiu alcançar seu objetivo que é a integração, bem estar físico, emocional e elevação da auto estima. "Com o aumento da expectativa de vida é importante que as pessoas envelheçam de forma saudável", disse.

Praticante assídua de exercícios físicos, a aposentada Gercina Brito dos Santos, 72 anos participa há um ano das atividades esportivas do projeto RecriaIdade e não pensa em parar. “Se soubesse dos benefícios da prática regular de esportes teria iniciado antes, mas nunca é tarde. Hoje além de mais disposição para fazer as coisas do dia a dia, ganhei novos amigos e mais saúde", contou.

A veterana Maria de Lourdes dos Santos, 79 anos, era uma das mais animadas. Integrante do projeto Guarda Sênior há 12 anos, ela disse que não perde um evento e que sua rotina é bem movimentada. "Pela manhã estou atuando na Guarda Sênior, e na parte da tarde sou voluntária no Recanto dos Idosos, faço ginástica, dança do ventre e canto. Não podemos ficar parados, colocar a idade como obstáculo para ser feliz", falou a experiente Maria de Lourdes.

O evento contou com atividades de corrida, caminhada, natação e exercícios na areia. Os participantes da caminhada e corrida receberam medalhas e os mais animados troféus. O espaço contou com avaliação física e aferição de pressão arterial.

Projeto RecriaIdade

A equipe do Projeto Recrialdade, que funciona no bairro Mirante da Lagoa, também esteve presente ao evento com algumas modalidades de quadra, de forma lúdica e divertida. De acordo com a professora de Educação Física, Ângela Tavares, as atividades trabalham as áreas motora, cognitiva e social.

O projeto funciona na quadra da Associação de Moradores do bairro Mirante da Lagoa, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, entre 8h e 10h com as modalidades de handebol, basquete, vôlei, tênis e futebol de salão.


Fotos Relacionadas