Festival Esportivo de Inverno agita orla dos Cavaleiros

19/08/2017 16:21:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Guga Malheiros

Evento reúne várias modalidades esportivas, como a altinha

O final de semana em Macaé está sendo marcado pela agitação do Festival Esportivo de Inverno 2017. O público, nesta manhã de sábado (19), teve a oportunidade de apreciar e conhecer práticas esportivas que estão em alta não apenas no verão. O evento, que já faz parte do calendário oficial da cidade, conta com o apoio da Prefeitura de Macaé.

Entre as atividades que movimentaram a areia e o mar da praia dos Cavaleiros e da Lagoa de Imboassica estão surf, kitesurf, bodyboard, stand up paddle, altinha e canoa havaiana, que atraíram o interesse de atletas brasileiros e internacionais. De acordo com o organizador do evento, Ailton Figueiredo, 10 argentinos se inscreveram na competição de kitesurf.

- A cada ano o evento vem se consolidando e atraindo pessoas de várias cidades. E com a grande procura também ampliamos o número de modalidades esportivas. Na edição do ano passado eram quatro e hoje, são seis -, frisou.

Ailton acrescentou que além do esporte, os atletas e visitantes também contam com dois outros eventos na área de cultura, com a 5ª Ciranda Literária de Macaé (Clim), e de gastronomia, com a realização do 8º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia.

A professora aposentada, Maria do Carmo Martins é uma delas. Ela aproveitou para curtir todos os eventos do final de semana. "Estou achando maravilhosa essa movimentação em nossa orla. Macaé merece eventos como este, que é um incentivo para os comerciantes e o turismo de nossa cidade", disse.

A turista carioca, Maria Inácia dos Anjos, estava encantada. "Essa orla é muito gostosa. Conseguimos passear no calçadão sem preocupação, apreciando toda beleza do local. Recomendo que outras pessoas venham, pois tem atividade para todos os gostos".

Esporte

Pela manhã o público curtiu as etapas de bodyboard, surf e altinha. Uma das modalidades que vem aumentando o número de adeptos, a altinha teve 60 inscritos. Os jogadores têm que mostrar muito domínio com a bola e habilidade durante as apresentações. Cada grupo tem sete minutos para mostrar toda a criatividade com a bola, sem deixar cair. O júri avalia a harmonia dos participantes, agressividade (ataque e defesa), criatividade (improviso, plasticidade do jogador) e controle de bola.

Para a produtora do evento, Carla Mendes, o festival é uma oportunidade de integração de modalidades diferentes de esporte num mesmo ambiente em um curto espaço de tempo.

Carlos Matheus Ramos, 17 anos, foi um dos competidores da categoria open de bodyboard. Ele contou que treina diariamente e o Festival Esportivo de Inverno é importante para os atletas testarem suas habilidades.

A programação segue neste domingo (20) com competição de kitesurf, às 13h, bodyboard, às 8h, na praia dos Cavaleiros e canoa havaiana, nas categorias masculina, feminina, mista open, mista master e regata open, na Lagoa de Imboassica, às 10h, junto da modalidade de stand up paddle.