Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos


Extensão na FeMASS


A extensão universitária, tomada como parte do processo de formação de alunos, técnicos e professores, possibilita a concretização de uma prática acadêmica essencial: é um espaço estratégico para a promoção da interdisciplinaridade, na medida em que há práticas integradas de várias áreas do conhecimento; potencializa o desenvolvimento da consciência social, já que suas atividades devem estar voltadas para a comunidade e pressupõe um trabalho coletivo.

Neste sentido, o compromisso da FeMASS é social e tem a extensão como instrumento viabilizador desse papel: aproximar a IES da sociedade. Suas funções, já amplamente reconhecidas, de produção e disseminação do conhecimento, precisam desenvolver a sua função política de transformação das condições sociais.

Em linhas gerais, constituem-se ações de extensão:

1) Cursos, encontros, conferências ou palestras não previstas no ensino da graduação e da pós-graduação, destinadas à comunidade externa e/ou interna e que satisfaçam requerimentos mínimos de duração e coerência temática;

2) Espetáculos culturais, exposições, projeções de vídeo e filmes, utilização de comunicação de massa, publicações, oficinas de trabalho, concursos, festivais, etc. visando à ampliação da cultura e ao aperfeiçoamento da cidadania;

3) Os programas e os projetos de pesquisa aplicada, os serviços de consultoria, as assessorias técnicas e profissionais e os cursos de capacitação que, através de seus recursos humanos e materiais, visam atender às demandas específicas da comunidade.