Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos


Sistemas de Informação


Coordenador: Prof. Dr. Douglas Valiati

Apresentação

O curso de Sistemas de Informação da FeMASS, desde 2001, oferece oportunidade de acesso ao nível superior, na área tecnológica, para alunos de Macaé e região.
O curso é oferecido na modalidade presencial, em 8 (oito) semestres letivos com 20 (vinte) semanas cada, no regime curricular de créditos, em horário predominantemente noturno (de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h30min), de modo que sejam integralizados até 24 (vinte e quatro) créditos por semestre. 
O curso tem conceito 4 no ENADE (conceito de 1 a 5). Este conceito o enquadra na faixa dos 15% melhores cursos do país. Foi também avaliado pela revista Guia do Estudante como três estrelas.

Objetivo do Curso

Tem por objetivo geral a formação de profissionais aptos a analisar, desenvolver, implantar e gerenciar sistemas de informações computadorizados (aplicativos), infraestruturas de hardware (computadores, equipamentos e comunicação) e infraestruturas de dados (internos e externos à organização). Além da responsabilidade de desenvolver e fazer a análise técnica das novas tecnologias, o profissional de Sistemas de Informação, de forma criativa, inovadora e qualitativa, auxilia na incorporação das mesmas às estratégias, ao planejamento e às práticas de uma organização.

Integralização

O curso está organizado em 49 (cinquenta) disciplinas, com regime curricular de créditos semestrais, com carga horária total de 3.340 horas de atividades presenciais, assim distribuídas: 2940 horas relativas às disciplinas, ministradas em oito semestres letivos, acrescidas de 300 horas de Estágio Curricular Supervisionado distribuídas ao longo do último ano e 100 horas de atividades complementares. Das 49 disciplinas, duas referem-se ao Trabalho de Conclusão de Curso: TCCI e TCCII. A integralização poderá ocorrer no mínimo em 08 (oito) períodos letivos contíguos, equivalentes a 4 (quatro) anos e, no máximo, em 16 períodos letivos, totalizando 8 (oito) anos.

Perfil do Egresso

Os egressos do Curso de Graduação em Sistemas de Informação da FeMASS devem apresentar aptidões que incluem conhecimentos técnicos de modelagem e desenvolvimento de sistemas e aplicativos, gerenciamento de recursos de infraestrutura (telecomunicações e redes), aprimoramento e acompanhamento do estado da arte em Tecnologia da Informação, bem como, ter visão de futuro, perfil empreendedor, alta capacidade de abstração, criatividade e liderança. Isto porque se espera que o profissional, com conduta orientada por princípios éticos, tenha capacidade de analisar criticamente as organizações e habilidade para enfrentar situações novas.