Macaeprev lança aplicativo com Cartilha Previdenciária

07/10/2021 15:46:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Ana Chaffin

O App Cartilha Previdenciária está disponível para os servidores a partir desta quinta-feira (7)

O Instituto de Previdência Social do Município de Macaé (Macaeprev) lançou, nesta quinta-feira (7), o aplicativo para celular Cartilha Macaeprev, que possibilita que os servidores ativos, inativos, pensionistas e dependentes tenham na palma da mão as informações previdenciárias que precisam. O App traz a logomarca do Instituto e está disponível gratuitamente para usuários do sistema operacional Android na loja Play Store.

O presidente do Macaeprev, Cláudio Duarte, disse que o aplicativo tem foco nos servidores e é importante passo para o reconhecimento do Instituto no Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, do Distrito Federal e dos Municípios (Pró-Gestão), que entrou em vigor em abril deste ano.

Duarte informou que esta é a primeira fase do aplicativo que foi desenvolvido sem custos para o município, por servidores do próprio instituto. “O aplicativo tem a função de facilitar o acesso dos servidores aos nossos serviços e obter as informações que precisam, principalmente, neste momento de pandemia. Mas não é somente instrumento para tirar dúvidas. O que pretendemos é fortalecer as relações entre os servidores e a administração municipal”, enfatizou o presidente.

O aplicativo foi desenvolvido pelo analista de Sistemas Carlos Eduardo Ramos Azevedo e o administrador Patric Alves de Vasconcellos, em parceria com o diretor Previdenciário Júlio César Viana Carlos e o próprio Duarte, presidente do Instituto. Carlos Azevedo ressaltou que já trabalham para fazer as atualizações necessárias, sempre conforme a legislação em vigor. Entre as novidades futuras, está o simulador online para tempo de aposentadoria e outros serviços. “O App também leva a uma economia do uso de papel e reduz o contato presencial. O acesso no aplicativo é individual e bem funcional”, disse.

“O aplicativo é leve e pode ser baixado em segundos, facilitando bastante a vida dos servidores”, destacou Júlio Viana. No aplicativo, os servidores encontram informações sobre os benefícios próprios de aposentadoria compulsória; por invalidez permanente; por idade e tempo de contribuição; só por idade; e as regras de transição; bem como os benefícios para seus dependentes como a pensão por morte. Além disso, o App traz a relação dos documentos necessários para cada caso e o contato com o Instituto.

O Macaeprev fica à Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 293, no Centro da cidade. Os telefones de contato são (22) 2763.6339 (fixo) ou (22) 99796.0707 (celular). O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia e das 13h às 17h.



Fotos Relacionadas