2º Encontro Temático com alunos acontece no dia 26

22/08/2005 17:57:01 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Acontece na próxima sexta-feira, 26, o 2º Encontro Temático com Alunos, no Auditório da Funemac, a partir das 13h. O evento é uma iniciativa da prefeitura de Macaé, através do Programa Macaé Cidadão, e está incluído na 2ª etapa do Projeto Educando na Cidadania, atendendo, agora, aos alunos das nove escolas situadas uma em cada Setor Administrativo do município e selecionadas para participar da primeira fase do Projeto, que tem parceria com a secretaria municipal de Educação.

Os Encontros Temáticos com os Alunos estão sendo realizados depois dos Encontros com os Professores, que alcançaram sucesso.

- Os Encontros Temáticos levam temas importantes envolvendo a cidadania, suscitando reflexões e debates. Nosso objetivo é que toda comunidade escolar se envolva numa ampla discussão sobre a cidadania, como prática social – disse a coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes.

No dia 18 de agosto, realizou-se o 1º Encontro Temático com Alunos, com a palestra “A transformação das relações e dos valores no cotidiano”, que foi muito bem recebida pelos alunos. O palestrante foi o professor Jovenito Tavares, mestre em Gestão Ambiental e mestrando em Educação.

No 2º Encontro, no dia 26 de agosto, será apresentado o Documentário “Pintando o Sete”, e a palestra “Quem somos? Protagonismo juvenil”, sendo palestrante o historiador e mestrando em História Carlos André de Souza Celestino.

As Escolas escolhidas para essa primeira fase do “Educando na Cidadania” foram:
SA 01 – E.M. Maria Letícia S. de Carvalho; SA 02 – E.E.M. Polivalente Anísio Teixeira e CIEP 455 M. Maringá; SA 03 – E.M. Aroeira; SA 04 - C.M. Prof. Maria Isabel Damasceno Simão; SA 05 - E.M. Wolfango Ferreira; SA 06 - E.M. Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo; SA 07 - E.M. Joaquim Augusto Borges e E.M. do Sana; SA 08 - C.E.M. Raul Veiga e SA 09 - C.M. Pedro Adami. Os alunos que participam são das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Serão realizados mais dois Encontros Temáticos com Alunos, todos no Auditório da Funemac, a partir das 13h. No dia 1º de setembro, o 3º Encontro Temático com Alunos, será iniciado com o bate-papo “De jovem para jovem”, seguido de mesa redonda, com debate do tema “Questões instigantes que giram em torno do adolescente”, sendo mediadora a psicóloga Rosimery Abreu Mothé.

Um painel interativo abrirá, no dia 9 de setembro, o 4º Encontro, com a palestra “Cidadania em foco – Sustentabilidade”. Após os Encontros, no dia 14, serão realizadas as Oficinas, com diferentes temas envolvendo a cidadania, para serem debatidos e trabalhados pelos alunos.