Abrigo de inverno oferece acolhimento e inclusão

04/07/2018 12:03:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Bruno Campos e Maurício Porão

Assistidos são beneficiados pela prefeitura com dormitório temporário e rede de atendimento

Com pouco mais de 10 dias de implantação, o abrigo temporário de inverno, localizado na praça Washington Luiz, já virou ponto central de atendimento às pessoas em situação de rua. A média de frequência tem sido de 30 pessoas, com pico no último domingo (1), quando recebeu 36 homens e quatro mulheres.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Tatiana Pires, informa que no primeiro dia de implantação (21/06), a equipe recebeu 17 pessoas, já no terceiro dia foram 32.

- Observamos nestes primeiros dias que as pessoas que procuraram o abrigo este ano são diferentes do ano passado, mas estão se mantendo as mesmas dos primeiros dias - disse, acrescentando que os assistidos devem procurar o espaço entre 18h e 22h, podendo permanecer até às 8h do dia seguinte.

Para acessar os dormitórios a pessoa em situação de rua deve está cadastrada no Centro Pop - Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua e migrantes, localizado na rua José Bruno de Azevedo, 99, ao lado do Terminal Central.

Tatiana agradeceu a colaboração da população e das instituições religiosas que, diariamente, servem o jantar para todos que utilizam o abrigo. "A sociedade tem participado bastante não só com doações, mas também com a socialização e inclusão dos abrigados. Por estar em uma praça, faz com que a população se aproxime e o nosso objetivo é que essas pessoas criem um vínculo com os assistidos."

Fabiano Bezerra da Silva, natural de João Pessoa, está na cidade há pouco mais de um mês e em busca de emprego. Sem lugar para ficar, estava nas ruas. Ele veio tentar uma vaga como soldador ou serralheiro. "Falaram que Macaé era uma cidade boa para conseguir emprego mas, hoje, diante das dificuldades, quero voltar para perto da minha família. A equipe da secretaria está me auxiliando na retirada de alguns documentos e no meu dia a dia. Ter um lugar para se abrigar do frio até voltar para casa, é muito bom ", contou.

A Prefeitura de Macaé oferece todo suporte às pessoas em situação de rua cadastradas no Centro Pop. No local, de 8h às 18h, eles podem tomar banho, lavar roupa, além de receber café da manhã e lanche da tarde e um vale para almoçar gratuitamente no Restaurante Popular. O espaço conta ainda com sala de artesanato, atendimento social e psicológico.

Abrigo temporário - O local conta com 50 dormitórios em uma estrutura de 100 metros quadrados. Algumas regras foram estabelecidas para melhor convivência dos assistidos, são elas: não é permitida a entrada de menores de 18 anos; não são permitidas agressões físicas e verbais; uso de álcool e outras drogas. As demais regras estão afixadas no local.

Todos os que procurarem o abrigo vão receber acolhimento de equipe multidisciplinar, como profissionais do Consultório de Rua, da Secretaria de Saúde, bem como a agendamento para confecção de documentos, caso haja necessidade.

A Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda auxilia os assistidos na emissão de documentação e encaminhamento ao mercado de trabalho. A Secretaria de Ordem Pública faz a segurança efetiva do local e a Secretaria de Serviços Público, a limpeza.

A população pode contribuir com a ação solidária, com doação de cobertores, meias e agasalhos. Mais informações pelo e-mail semas@macae.rj.gov.br ou pelo telefone 2765-0593, de 8h às 17h.


Fotos Relacionadas