Ação educativa marca comemoração do Dia Mundial da Saúde

05/04/2017 14:23:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Equipe estimula a prática de atividades físicas regulares aliada à alimentação saudável

Para marcar o Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta sexta-feira (7), profissionais e alunos do ambulatório de nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Prefeitura de Macaé, realizaram ação educativa para os pacientes com consultas marcadas no espaço. O objetivo foi conscientizar sobre a importância de uma alimentação mais saudável.

A iniciativa aconteceu na sala de espera do ambulatório. Entre um paciente e outro, quem aguardava recebia informações da quantidade ideal de sal no organismo. Segundo a nutricionista responsável pelo setor, Mônica Feroni de Carvalho, o consumo diário não deve ultrapassar cinco gramas.

"Infelizmente, as pesquisas da Sociedade Brasileira de Cardiologia demonstram um consumo três vezes maior que esse índice. A ideia foi mostrar como o sódio está presente nos produtos industrializados e ultraprocessados. A ação educativa visa indicar as melhores formas de obtermos uma alimentação saudável. Tudo isso deve estar alinhado a atividades físicas", explicou a nutricionista.

A dona de casa Lindinalva Barbosa de Oliveira, 54 anos, tem hipertensão e, para ela, as orientações foram importantes. "Conhecer os cuidados que precisamos ter no nosso dia a dia é fundamental, pois a redução da quantidade de sal na minha alimentação faz grande diferença", frisou.

O ambulatório de nutrição da UFRJ funciona na Rua Dr. Luiz Belegard, 540, Imbetiba. O atendimento é realizado toda terça, quinta e sexta-feira, durante a manhã e tarde. Não é necessário encaminhamento e a marcação pode ser feita na hora.


Fotos Relacionadas