Ações de combate ao Aedes continuam intensas

21/02/2017 14:52:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Às vésperas do Carnaval os cuidados no combate ao Aedes aegyti não podem ser esquecidos

Às vésperas do Carnaval os cuidados no combate ao Aedes aegyti não podem ser esquecidos. Quem for viajar deve ficar atento nas condições de como está deixando seu imóvel e também vistoriar o local em que for ficar, assim que chegar. Em Macaé, os agentes do Centro de Controle a Zoonoses (CCZ) continuam com os mutirões nos bairros Piracema, Imbetiba, Morro de São Jorge e outros. As visitas domiciliares buscam eliminar locais de possíveis focos, além de conscientizar os moradores sobre a manutenção dos cuidados preventivos.

- Nesse período, quando muitas pessoas viajam, favorece o aparecimento de criadouros, por isso a importância de olhar as condições do imóvel antes e depois de viajar. É importante também checar bem o local do destino e eliminar lugares que possam servir de criadouros do mosquito. Já quem for ficar em hotel ou pousada deve procurar se informar se o ambiente conta com controle vetorial e se, na cidade, há epidemia das doenças relacionadas ao Aedes, alerta Flávio Paschoal, coordenador do CCZ, acrescentando que o uso do repelente não pode ser esquecido.

Morro de Santana, Botafogo, Riviera, São Marcos são outros bairros que vão receber o mutirão.

Na Região Serrana, os agentes atuarão na Bicuda Grande, nesta terça e quinta-feira (dias 21 e 22), e na Bicuda Pequena, na quinta e sexta-feira (dias 23 e 24). As visitas domiciliares setorizadas também continuam em diversos bairros da cidade.

Nas escolas, o CCZ atua com palestras, afim de conscientizar e orientar as crianças sobre os cuidados na prevenção ao mosquito. Nesta terça-feira, no Colégio Municipal Eraldo Mussi, nas Malvinas, e na quinta-feira, na Escola Municipal Nosso Senhor dos Passos, no bairro Botafogo. Além disso, o CCZ participa dos eventos da Estratégia da Saúde da Família (ESF) que acontecem, nesta terça-feira, na Praça Veríssimo de Melo e, na quinta-feira, em frente à Nova Aurora.

É realizado também, durante a semana, o Controle de Roedores: nesta terça-feira, na Aroeira, na quarta, na Imbetiba. Na quinta-feira serão feitas visitas a órgãos públicos atendendo solicitações na Barra de Macaé e no Centro da cidade e, na sexta-feira no bairro Cajueiros.

Para mais informações, o CCZ atende no número 0800-0226461 ou pelo email cczmacae@yahoo.com.br.