Ações do Programa de Apadrinhamento seguem em Macaé

18/09/2020 11:35:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Arte

O apadrinhamento é uma oportunidade de referência afetiva para crianças e adolescentes que vivem em instituições de acolhimento

Oferecer afeto, convívio familiar e social são alguns dos objetivos do Programa de Apadrinhamento, “Apadrinhar: Amar e Agir”, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura de Macaé, que segue com suas ações na cidade.

O programa é voltado para crianças e adolescentes que vivem em instituições de acolhimento, sem perspectivas de retorno à família de origem e não possuem pretendentes para a adoção.

De acordo com a coordenadora do programa, Milena Paradellas, o apadrinhamento é uma oportunidade de referência afetiva para aquelas crianças e adolescentes que ao longo do tempo vêm as chances de conviverem em um ambiente familiar .

"O papel do padrinho é auxiliar no amadurecimento, tornando-se um realfabetizador emocional, oportunizando a construção de laços de afeto e ou apoio material, com possibilidades de amparo educacional e profissional. Os padrinhos são pessoas da sociedade civil que tenham disponibilidade emocional e ou financeira para participarem do programa", explicou.

Devido a pandemia da Covid-19, os atendimentos nos acolhimentos estão acontecendo de forma remota. As dúvidas podem ser sanadas através dos telefones (22) 2765-2804/ 2765-2812/ 2765-2815. Os interessados em participar do programa são encaminhados para o cartório da 2ª Vara de Família, da Infância, da Juventude e do Idoso de Macaé.

O programa

A proposta é propiciar às crianças e adolescentes, vítimas de negligência ou maus-tratos, em medida de acolhimento institucional, com esperanças remotas de reinserção familiar e adoção, a oportunidade de construir laços de afeto e apoio material, com possibilidades de amparo educacional e profissional, com pessoas da sociedade civil que tenham disponibilidade emocional e/ou financeira para se tornar padrinho ou madrinha.

O Programa de Apadrinhamento estabelece três modalidades:

Apadrinhamento afetivo – visita regularmente o afilhado, buscando-o para passar fins de semana, feriados ou férias escolares, proporcionando as promoções social e afetiva e revelando a ele as possibilidades de convivência familiar e social saudáveis.

Apadrinhamento provedor – oferece suporte material ou financeiro à criança e ao adolescente.

Apadrinhamento prestador de serviços – atende às necessidades institucionais das crianças e/ou adolescentes, conforme a sua especialidade de trabalho, sendo um fornecedor de serviços médicos, odontológicos, entre outros.