Ações e projetos da Mobilidade são apresentados em SIPAT

22/05/2015 10:45:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

Educação e segurança no trânsito foram alguns dos assuntos abordados

Apresentar as ações, projetos e propostas da Mobilidade Urbana. Este foi o objetivo da participação de membros da secretaria na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da Skanska. O encontro com os membros da força de trabalho aconteceu na quarta-feira (20), na sede da empresa que está localizada no Polo Offshore, no Novo Cavaleiros. A apresentação mostrou um pouco do que é realizado nas áreas de engenharia e projetos, trânsito, transporte e educação no trânsito.

- O tema “mobilidade urbana” é muito instigante e todos gostam de discutir, dar opiniões, o que é muito importante para nós. É uma oportunidade também para estimular uma mudança de atitude para pensar a cidade que queremos – disse a subsecretária de Engenharia Urbana, Laismeyre Meireles.

Durante o encontro, os presentes puderam conhecer um pouco mais do trabalho realizado pela Mobilidade Urbana, por meio da apresentação dos seguintes temas: atribuições da Secretaria de Mobilidade Urbana e das Subsecretarias de Engenharia, Transporte, Trânsito e Educação no Trânsito; Plano de Mobilidade urbana de Macaé; Mobilidade Urbana Sustentável; Mapa indicando o posicionamento da empresa e a realidade da mobilidade em seu entorno; a mobilidade urbana da cidade hoje e dados dos levantamentos realizados em parceria com a COPPETEC/UFRJ; Transporte público; Proposta para a abertura de novas vias (Santa Tereza, Leste 1 e Transportuária) para agilidade no transporte de cargas; Sistema Cicloviário e o Plano para melhoria dos passeios e requalificação de calçadas.

- A realização anual da SIPAT está prevista na legislação, para que possamos atuar diariamente na prevenção dos acidentes, na saúde e segurança no trabalho. Mas não devemos ficar restritos só a isso. Os acidentes acontecem pela falta de concentração e as práticas erradas. Temos que parar e refletir sobre isso. É a conscientização que precisamos colocar em prática, pois não podemos contar sempre com a sorte – explica o gerente de Recursos Humanos da Skanska, Renato Rodrigues.

Maio Amarelo – Além da palestra, os funcionários da Skanska também conheceram as propostas do “Maio Amarelo” e resolveram aderir ao movimento que visa chamar a atenção para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. E ao receber o material contendo 10 dicas de segurança no trânsito, além do laço na cor amarela, marca símbolo do “Maio Amarelo”, se comprometeram a adotar um comportamento mais seguro e responsável, visando à preservação da sua própria vida e a dos demais ao seu redor:

- Esperamos que a empresa mobilize os funcionários, não só no mês de maio, mas sempre. Precisamos desta união em torno deste movimento de atenção pela vida – finalizou a coordenadora de Educação no Trânsito, Carla Sancho.


Fotos Relacionadas