Adolescentes do Nova Vida recebem treinamento de informática

17/03/2017 09:42:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Capacitação permite que jovens saiam mais preparados para o mercado de trabalho

Para que os adolescentes do Programa Nova Vida tenham condições favoráveis para entrar no mercado de trabalho, a Prefeitura de Macaé está proporcionando aulas de informática no prédio da Secretaria de Educação. O curso vai até o final de junho. As aulas ocorrem uma vez por semana, todas as quartas-feiras, sempre de 13h às 17h.

O jovem Ricardo de Souza, de 16 anos, já fez o curso, trabalha no setor de Assuntos Governamentais e está usando o que aprendeu no seu dia a dia, como, por exemplo, o Excel e os programas do próprio setor. "Aos atuais alunos aconselho a se esforçarem para que possam tirar proveito dos ensinamentos oferecidos", orienta.

Entre as coisas que o curso de informática ensina, está a criação de conta de e-mail em provedor que oferece vários recursos e ferramentas para os usuários fazerem arquivos e outras atividades. Outro conteúdo ministrado nas aulas é o conhecimento sobre internet, utilizando-a a favor de quesitos educacionais.

Já no aspecto de Editor de Texto, as professoras ensinam que os adolescentes do Programa Nova Vida a utilizar o Programa Linux (com digitação de textos, ofícios e memorandos). Por sua vez, a esfera de Planilha Eletrônica orienta os jovens nas áreas burocráticas e administrativas, por meio do uso de Excel.

Há diversas outras dimensões de conhecimento para a formação tecnológica dos alunos. Eles também terão avanço nas esferas organizacionais, financeiras e profissionais. De acordo com Marcos Bergh, de 16 anos, morador dos Cajueiros, que trabalha no Procon, hoje em dia é muito importante e necessário ter conhecimentos básicos de informática. "Minha expectativa é extrair o máximo de informações e ter êxito na realização das tarefas", afirma.

Já para Natan de Oliveira, de 17 anos, que trabalha na Secretaria de Comunicação, esse é um curso muito interessante, suas professoras são muito empenhadas e procuram ensinar o máximo. "Vai me ajudar no currículo e facilitar meu entrosamento no trabalho. Estou feliz no Nova Vida", explica.

O curso intitula-se "Informática Básica, com Ênfase em Novas Tecnologias e Recursos Digitais para Educação". Ele é oferecido devido à parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade - que coordena o Programa Nova Vida -, com a Secretaria de Educação, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Macaé (NTM).


Fotos Relacionadas