Adolescentes dos Sem Fronteiras participam de palestra educativa

08/09/2005 17:14:40 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Vinte por cento dos bebês que nascem no Brasil são filhos de adolescentes. O dado foi repassado aos jovens do Programa Sem Fronteiras, da secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) na tarde desta quinta-feira, no auditório da Incubadora de Cooperativas. O encontro contou, desta vez, com a parceria da Coordenadoria dos Direitos da Mulher que levou a assistente social Eveline Dreyer de Souza para falar aos jovens sobre “Gravidez na adolescência”.

O trabalho desenvolvido com os jovens do Sem Fronteira faz parte de um ciclo de palestras cujo tema é saúde. Para promover essas palestras, a Semtre tem buscado parcerias como com outras instituições. Já foram apresentados aos jovens temas como puberdade e doenças sexualmente transmissíveis, esse último proferido pela técnica de enfermagem, Ilma de Souza. O próximo tema abordará a questão das drogas e será apresentado elo conselheiro do Grupo de Atenção Primária em Educação e Solidariedade (GAPS), William Oliveira.

As palestras têm como principal objetivo oferecer orientação aos jovens do Programa, em idade de16 a 24 anos, da rede municipal, em situação de vulnerabilidade social. Muito dos temas escolhidos envolvem diretamente os jovens, seja direta ou indiretamente. Segundo a assistente social, Eveline Dreyer, desde 1999, o número de adolescentes grávidas dobrou entre a faixa etária de 12 a 19.

Para Eveline, esse tipo de gravidez é de alto risco, e traz sérios problemas a adolescente. “Muitas na faixa dos 14 anos não tem estrutura óssea muscular adequada para o parto”, explica a assistente social. Outro fator apontado pela palestrante está relacionado ao aborto. “Parte dessas meninas têm medo da gravidez, o que acaba levando ao aborto clandestino”, frisa Eveline.

Segundo ela, pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), dos quatro milhões de abortos no Brasil, um milhão ocorrem entre adolescentes. “E o resultado é o pior possível, elas acabam ficando estéreis e 20% morrem em decorrência do parto”, disse. A palestra foi realizada de forma interativa com os jovens, que a cada dúvida faziam suas colocações.