Aftosa: vacinas são distribuídas para pequenos produtores

16/05/2018 13:23:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Imunização contra a doença é obrigatória

Pequenos criadores estão recebendo, gratuitamente, a vacina contra a febre aftosa para seus rebanhos. A distribuição está sendo realizada pela Secretaria de Agroeconomia até o dia 31 de maio. Podem fazer a retirada quem possui até 50 cabeças de gado. A expectativa é que no total sejam entregues 20 mil doses.

Para fazer a retirada é necessário que o produtor se dirija à Secretaria de Agroeconomia, no Parque de Exposições Latiff Mussi, com documento de identidade e CPF. É preciso ainda levar um isopor com gelo para o acondicionamento adequado do medicamento. O atendimento é feito das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Imunizar os rebanhos contra a febre aftosa é obrigatório no Estado do Rio de Janeiro, independente da idade do animal. Em Macaé, cinco mil doses já foram distribuídas aos pequenos produtores.

A febre aftosa é uma doença causada por vírus. Ela atinge animais de cascos bipartidos, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. É uma doença altamente contagiosa e pode levar à morte.