Agricultura familiar movimenta economia e leva qualidade à merenda escolar

09/10/2015 10:11:00 - Jornalista: Ana Menezes

Foto: João Barreto e Maurício Porão

Os produtos são conferidos, separados e encaminhados às escolas de acordo com o cardápio

Em Macaé, a preocupação com a qualidade da educação também passa pela alimentação. Para isso, o cuidado com as cerca de 38 mil refeições diárias, servidas em todas as 108 escolas, acontece desde o planejamento, com as nutricionistas, até o preparo pelas cozinheiras. Uma parceria entre as secretarias de Agroeconomia e Educação vem ampliando a utilização de alimentos saudáveis com a inserção de produtos da agricultura familiar.

A iniciativa, baseada na Lei Federal 11.947/09, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar na compra de produtos da agricultura familiar, garante qualidade nos produtos e movimenta a economia local, com a participação de cerca de 600 agricultores rurais. Atualmente, 42 escolas municipais recebem esses alimentos. O objetivo do projeto, firmado entre Governo Federal e Municipal é fomentar o desenvolvimento regional sustentável e, futuramente, ampliar o número de escolas beneficiadas.

- Os agricultores familiares aumentam sua renda, pois, crescem economicamente, e têm o apoio técnico dos profissionais da área. Os engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas da Agroeconomia realizam visitas às plantações e proporcionam alta tecnologia no plantio e colheita. Aumentando, assim, a produtividade de forma saudável e sem compostos químicos - explica o secretário de Agroeconomia, Jonas Siqueira.

Segundo o engenheiro agrônomo, Rogério Freire, os alimentos são totalmente orgânicos, sem conservantes ou agrotóxicos, e a meta é alcançar 72 escolas até o fim de 2015. "Os pequenos agricultores fornecem uma grande variedade, como: banana, abóbora, aipim, batata, batata doce, tomate, inhame, alface, salsa, cebolinha, pimentão, iogurte, ovos entre outros", citou.

O agricultor Valdecir Liduíno é um dos beneficiados do projeto. Em seu sítio, no Assentamento Celso Daniel, a sua esposa e filho também trabalham, formando uma equipe familiar. "A agricultura familiar é um grande incentivo para aquelas famílias que vivem do plantio, como a minha. Essa parceria com as escolas nos possibilitam entregar grandes quantidades, o que aumenta nossa renda, e nos motiva a produzir cada vez mais. Antes vendíamos apenas nas feiras, hoje, entregamos, em média, 700 quilos de alface em dois meses, fora os outros alimentos", comentou satisfeito.

A Secretaria de Agroeconomia também oferece apoio com o transporte para os alimentos. Os agricultores familiares atendem à Chamada Pública realizada pela prefeitura, cumprindo determinação legal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os produtos são conferidos, separados e encaminhados às escolas, toda terça-feira, na sede da Secretaria de Agroeconomia, no Parque de Exposições Latiff Mussi. A demanda dos alimentos é de acordo com o cardápio escolar.

Merenda Escolar - O cardápio dos estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Médio, conta, diariamente, com café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta, de acordo com seu turno. A Coordenadoria de Nutrição Escolar também oferece alimentação diferenciada aos alunos que têm patologias, como, intolerância à lactose, alergia ao glúten e diabetes, e precisam de cardápios especiais. Nestes casos, os responsáveis devem apresentar laudo médico à direção da escola.


Fotos Relacionadas