Alunos da escola Edda Evelyn visitam Biblioteca sobre Rodas

14/05/2018 17:02:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Este ano o ônibus fica direto na Cidade Universitária; visitas de escolas particulares e públicas podem ser agendadas

Alunos do maternal II e Pré II da Escola Municipal de Educação Infantil Edda Evelyn Damasceno Simão Almeida, do Parque Aeroporto, tiveram uma manhã de contação de histórias ao visitarem a Biblioteca Sobre Rodas, na Cidade Universitária, nesta segunda-feira (14). A ação, da Secretaria Municipal de Educação, visa estimular nas crianças o gosto pela leitura e está sendo implementada em parceria com as escolas da rede de ensino.

O hall da recepção do prédio administrativo da antiga Funemac, se transformou num miniteatro, com encenação de textos infantis contados pela equipe da Educação. De olhos atentos, as crianças se mostraram bem interessadas nas histórias do conto africano do Macaco e o Jacaré e do Urso Pulguento, de Nick Bland, interpretadas por Cristina Carvalho Moreira Terra. Margarida Barcelos também contou a história dos dentinhos. Elas usam fantoches, pandeiros e outros instrumentos para prender a atenção dos alunos até o fim e mostrar que a leitura é uma atividade prazerosa que pode ser feita brincando.

- Elas ficaram bem atentas e foi muito bom. No final ainda pediram mais - disse Cristina.

As contadoras também imitam a fala dos animais para levar a leitura às crianças clássicos da literatura, fábulas, quadrinhos e outros. Os temas são para alunos de várias faixas etárias, pois abordam também romances, ficção científica e a cultura africana. Além do trabalho realizado com os visitantes da Biblioteca sobre Rodas, as contadoras continuam visitando as escolas e levando aos alunos o mundo lúdico através da leitura.

A biblioteca montada em um ônibus, é referência na rede municipal e conta com cerca de 1.500 livros de literatura infantil e infanto-juvenil. Durante todo o ano letivo está aberta à visitação, na Cidade Universitária, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mas as visitas devem ser agendadas pelo e-mail educ.integral@macae.rj.gov.br ou pelo telefone (22) 3399-1800. No dia agendado, os alunos são levados para visitar a Biblioteca sobre Rodas e ganham a contação de histórias.