Alunos da rede municipal recebem Estratégia de Fortificação Alimentar

02/07/2015 16:27:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

De um total de 266 estudantes da unidade, 94 são atendidos pela Estratégia de Fortificação

Foi lançada, nesta quinta-feira (2), na Escola Municipal de Educação Infantil Laura Sueli Campos Bacelar (Ajuda de Baixo), a Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó (NutriSUS). A ação é uma parceria das secretarias de Saúde e Educação. O trabalho consiste na adição direta de vitaminas e minerais em pó na alimentação de estudantes na faixa etária de 3 anos e 11 meses, especificamente das unidades atendidas pelo Programa Saúde na Escola (PSE) em prol da prevenção integral da saúde da criança.

De um total de 266 estudantes da unidade, 94 são atendidos pela Estratégia de Fortificação que também acontece na Escola Municipal de Educação Infantil Maria das Dores de Souza Tavares (Morro de São Jorge), envolvendo 120 estudantes. O programa segue normas e diretrizes do Ministério da Saúde. O Pó NutriSus é adicionado na refeição do almoço (já pronta) dos alunos, não tem sabor, fator que não influencia no paladar. Para cada aluno é utilizado um sachê com cinco gramas. As doses preventivas contam com 15 micronutrientes e substituem a suplementação de sulfato ferroso que era indicada pelos especialistas em forma de xarope.

De acordo com a coordenação do trabalho em Macaé, pais, responsáveis e educadores foram orientados sobre o uso adequado do suplemento em pó que é utilizado na escola uma vez ao dia. Estudantes que apresentam anemia falciforme e fazem uso de sulfato ferroso não podem receber a Estratégia de Fortificação.

A ação, lançada no final do ano letivo de 2014, é aprovada pelos educadores. Segundo a diretora da escola, Roberta de Aguiar Costa, esta é mais uma oportunidade de cuidar e prevenir a saúde da garotada. “Os pais autorizaram a participação dos alunos no programa. Recebemos registros de elogios de muitos responsáveis. Com a saúde em dia, o aluno tem maior concentração, o que contribui no processo de ensino”, disse.

Durante o lançamento, o estado nutricional das crianças foi analisado com cadastramento no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) e feita avaliação antropométrica, medição de peso e altura com acompanhamento dos alunos do curso de Nutrição do campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Houve apresentações culturais com peça do Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas). Na oportunidade, a Divisão de Educação em Saúde, as profissionais Fabiana Alves, Maralucy de Souza e a atriz Kikil Gomes destacaram a importância da alimentação saudável. A programação também contou com degustação de saladas de frutas.

Entre as vantagens da inclusão do sachê de micronutrientes estão: prevenir a deficiência de ferro e anemia e destacar vitaminas e minerais para melhorar a qualidade nutricional da alimentação. A suplementação reduz em 38% os casos de anemia e em 20% a deficiência de ferro após o uso do sachê em pó.

Para a nutricionista da Catan, Lilian Bittencourt da Costa, o resultado da Fortificação na Alimentação Infantil é positiva. “A adição de micronutrientes em pó visa potencializar o pleno desenvolvimento, prevenção e controle das deficiências de vitaminas e minerais”, disse. Na ocasião, as representantes do Programa Saúde na Escola da Secretaria de Educação, Regina Celi Ferreira e Maria Mercês Brandão, apontaram que o Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó (NutriSUS) atende à proposta do PSE.

PSE - Entre os trabalhos do PSE estão promoção de segurança alimentar e alimentação saudável, ações de Saúde Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Saúde Mental, Promoção da Cultura de Paz e Direitos Humanos e reforço da medição de peso e altura. Na pauta também estão oficinas e rodas de conversa sobre saúde e prevenção nas escolas com destaque para temáticas como alimentação saudável e cuidados com produtos industrializados.


Fotos Relacionadas