Alunos da rede municipal vencem concurso nacional

03/07/2015 16:25:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Concurso reforça o processo de leitura e produção textual

Estudantes da rede municipal vencedores da etapa regional do concurso literário federal “Criadores de Começos” receberão, na segunda-feira (6), os livros com os textos premiados. A entrega das obras será no auditório 31 da Secretaria de Educação, às 9h. Na ocasião, os três alunos autores vão autografar a coletânea de histórias que trata do começo das coisas e histórias que explicam a origem do mundo. O material também será distribuído para escolas, professores participantes e bibliotecas públicas do país. A programação é uma iniciativa do Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura e do Ministério da Educação (MEC) e tem a finalidade de reforçar o processo de alfabetização e letramento.

Em Macaé, 74 professores das turmas de 4º e 5º anos da rede municipal se envolveram no concurso. Entre os obras vencedoras e representantes do ensino municipal estão: “Meu Amigo ET”, produzida pelo estudante Kayke da Silva Nascimento, do Colégio Municipal Aroeira, com suporte da professora Nilce da Silva Guimarães; “O ovo e o mundo”, da estudante Ellen Ramalho, também com a contribuição da professora Nilce; e “O começo da noite”, de autoria da aluna Lis Maia Alvarez, da Escola Municipal Joaquim Breves, com o auxílio da professora Renata Vidal Hahn.

Os três estudantes fazem parte da lista de 30 selecionados do total de 2.384 produções inscritas no concurso no ano letivo de 2014. Diante do concurso, os melhores trabalhos de cada região (Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) foram apresentados e premiados, no final do ano, em São Gonçalo. Eles concorreram com os municípios de Angra dos Reis, Cabo Frio, Niterói, Petrópolis e São Gonçalo. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o concurso reforça o processo de leitura e produção textual.


Fotos Relacionadas