Alunos de Macaé participam de Campeonato Brasileiro de Corfebol

12/12/2019 14:05:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Macaé é destaque no Corfebol nacional

A equipe Corfebol CRI, que integra alunos-atletas dos colégios municipais Raul Veiga (Glicério) e Ivete Santana Drumond de Aguiar (Frade), participa de sexta-feira (13) a domingo (15) do Campeonato Brasileiro de Corfebol, na Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Quatorze estudantes da região serrana estão se preparando para o evento, que contará com as equipes Rio-Corfebol, Viver Maricá, UFRJ e São Paulo.

Para fazer bonito, o time, conduzido pela professora de Educação Física, Priscila Preza, está treinando na quadra do Raul Veiga no horário divergente ao de aula. Além disso, os alunos estão realizando rifas, feijoadas e festas beneficentes com o objetivo de arrecadar recursos para participar do Campeonato Mundial de Corfebol Sub19-2020 em Leeuwarden ,na Holanda, em abril de 2020. O time foi convidado a integrar a seleção brasileira.

Recentemente, a equipe ficou em terceiro lugar no Campeonato Internacional da modalidade. Os alunos foram convidados pela Federação de Corfebol do Estado do Rio de Janeiro, entidade reconhecida pela Federação Internacional de Corfebol, a participar da disputa internacional.

A rede municipal conta com equipes de Corfebol nas unidades escolares Ivete Santana Drumond de Aguiar (Frade), Sana, Natálio Salvador Antunes (Córrego do Ouro), Raul Veiga (Glicério), além do time Corfebol Macaé, que integra atendidos do polo Fronteira, na Barra e estudantes das proximidades das unidades municipais da Fronteira e Barra de Macaé. A participação dos representantes de Macaé nos torneios nacionais e internacionais é destaque na página da Federação de Corfebol.

Comparado a muitos esportes, o Corfebol tem pouco tempo no Brasil, e tem no momento mais 150 atletas em equipes no município do Rio de Janeiro, além de Maricá, Casimiro de Abreu, Macaé, Sana e Americana (SP) nas categorias sub15, sub17, sub19 e adulto.

A modalidade do Corfebol, iniciada na Holanda, se assemelha ao basquetebol .O esporte é reconhecido pela inclusão, sendo que a partida conta com dois times formados por oito pessoas cada um: quatro do sexo masculino e quatro do sexo feminino. São dois casais no ataque e dois na defesa e a cada duas cestas, eles trocam de posição. O Corfebol é bem simples: consiste em arremessar a bola no cesto, colocado a 3,5 metros de altura.