Alunos de Macaé participam de Jogos Escolares da Juventude

13/09/2017 10:28:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Jogos são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil

Quatro jovens alunos do programa de atletismo do Ciep Municipal Maringá são representantes de Macaé nos Jogos Escolares da Juventude na categoria 12 a 14 anos, maior evento estudantil do Brasil, realizado em competições individuais até esta sexta-feira (15), em Curitiba (PR). Os classificados vão fazer parte etapa sul-americana de atletismo.

A atleta de lançamento de dardo, Suellen Martins de Paula e o atleta dos 100 metros com barreira, Kauã Lemos, são alguns alunos de Macaé que participam. A lista também conta com Bruna Menezes Barros Rodrigues (80 metros com barreira e 75 metros rasos) e Mikaela Silva (pentatlo - 80 metros com barreira, arremesso do peso, salto em altura, salto em distância e 800 metros raso).

A competição, de abrangência nacional, é referência internacional por integrar em suas fases seletivas mais de dois milhões de atletas e cerca de quatro mil cidades participantes.

A programação, aberta nesta terça-feira (12), no ginásio do Círculo Militar de Curitiba, conta com nove esportes individuais. Jovens de todo país vão em busca de medalhas no atletismo, badminton, ciclismo, judô, ginástica rítmica, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez. No domingo (17) começam as modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e vôlei.

Os Jogos Escolares da Juventude possibilitam oportunidade de jovens de áreas distantes dos grandes centros competirem em um evento de abrangência nacional. A programação tem como objetivos detectar talentos para o alto rendimento do esporte brasileiro e inserir socialmente os jovens através do esporte. Pela etapa já passaram medalhistas olímpicos e pan-americanos como Sarah Menezes, bicampeã dos Jogos Escolares.

Os jogos são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e correalizados pelo Ministério do Esporte.

Atletismo envolve alunos a partir de 11 anos

O projeto de Atletismo é desenvolvido no Ciep Municipal Maringá com as parcerias das secretarias de Esportes e de Educação. A atividade envolve alunos a partir de 11 anos.

Macaé também conta com medalhistas que ganharam os Jogos Estudantis do Rio de Janeiro, categoria 15 a 17 anos, ocorridos neste mês. Nesta competição, os estudantes conquistaram títulos para representar o Rio de Janeiro no torneio nacional dos Jogos Escolares da Juventude, categoria 15 a 17 anos, que acontece em Brasília, de 16 a 22 de novembro.

Entre os vencedores que vão para os Jogos Escolares da Juventude de Brasília são Nathan Portugal, campeão na modalidade de octatlo (cem metros rasos, salto em distância, arremesso do peso, 400 metros rasos, 110 metros com barreiras, salto em altura, lançamento do dardo e mil metros rasos) e medalha de bronze nos 110 metros com barreiras. A lista de representantes também conta com Siloé Barbosa, medalha de ouro no salto em altura e bronze no salto em distância.

Outra atleta campeã é Solene Martins, que faturou o primeiro lugar no lançamento do dardo. Solene Martins é reconhecida por ser vice-campeã no ranking nacional de atletismo (lançamento do dardo) na categoria sub-16 (13 a 15 anos) e a sexta posição no sub-18 (15 a 17 anos). Ela também foi campeã estadual dos Jogos Escolares no Rio de Janeiro e medalha de bronze na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude nos anos de 2015 e 2016. A terceira colocação torna a jovem de 15 anos uma das competidoras mais importantes do Brasil.

Os Jogos Estudantis do Rio de Janeiro deste mês também tiveram como destaque Kemylle Araújo (prata nos 100 metros com barreiras e bronze nos 400 metros rasos), Brayan Alves (prata no lançamento do dardo), Bianca Barreto (bronze no arremesso do peso) e Gabriel Oliveira (bronze nos 400 metros rasos).