Alunos do CAp são aprovados em 1º lugar no Enem para universidades

11/02/2019 11:26:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Rui Porto Filho

Gustavo Chagas, de 17 anos (à direita), passou para a USP e dá a dica: 'Não tenho tempo para redes sociais'

Quatro alunos do Colégio de Aplicação (CAp), da Prefeitura de Macaé, ficaram em primeiro lugar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em universidades públicas renomadas. Um foi aprovado para o curso de graduação e Mestrado na Universidade de Coimbra, em Portugal, e uma aluna tirou 980, a maior nota na prova de Redação entre as escolas públicas e privadas do município. São esses resultados que fazem do CAp referência na região e no estado como ensino-aprendizagem.

Com 17 anos e o sonho de serem pesquisadores nas suas áreas, Gustavo Chagas foi aprovado em primeiro lugar em Ciências Biológicas para a Universidade de São Paulo (USP); Rahyssa Marchioti, primeiro lugar em Física para a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf); Richard Lima, aprovado para Engenharia da Computação na Universidade de Coimbra, em Portugal. Os resultados positivos não param por aí. Cecília Pereira Vargas da Silva também foi aprovada em primeiro lugar para Artes Cênicas, na UFF; e Leonardo Vieira Floriano, primeiro lugar para Enfermagem e Obstetrícia na UFRJ-Macaé. Além deles, Milena, moradora no Lagomar, obteve a maior nota em Redação, empatando apenas com uma aluna de uma escola privada de Macaé, segundo a diretora adjunta, Aline de Oliveira.

"É muito orgulho para o CAp quando os alunos concluem uma etapa importante e podem realizar seus sonhos através da Educação. Nós acompanhamos o crescimento deles em sala de aula e enquanto cidadãos participativos, capazes de tomar decisões e transformar o que quiserem. Estamos muito felizes com o resultado de cada um", destacou a diretora-geral, Wanessa Leal. Ela disse que o colégio já teve uma aluna aprovada para Ciências Sociais, na USP, mas em primeiro lugar foi o Gustavo, até agora.

Esses alunos disseram que se destacaram por causa do aprendizado que receberam no CAp, onde também aprenderam a organizar e a disciplinar o tempo de estudos. “Não tenho Facebook. Não tenho tempo para redes sociais. É muito estudo para chegar onde eu quero”, disse Gustavo. As dicas deles para quem quer chegar lá incluem, ainda, se espelhar em bons exemplos, como fez Rahyssa com a professora de Física, Nicole.

"Fiz todo o meu Ensino Médio no CAp e me apaixonei pela Física por causa da professora Nicole que me abriu o gosto pela astronomia e astrofísica, área que pretendo me especializar e trabalhar como pesquisadora", enfatizou.

Richard contou que também passou para a Universidade Federal do Vale de São Francisco (Univasf), na Bahia, e que precisa tomar, junto com a sua família, a decisão para onde vai. “Ainda não decidi porque envolve muitas situações que preciso resolver. Ficar muito longe da família é um ponto, mas não só ele. Estou pensando bem, mas estou muito feliz e com grande expectativa para um bom futuro para onde eu for”, disse.

Outros alunos do CAp também são destaques no resultado do Enem como: Júlia Eduardo Vanzeler Priolli, 17 anos, 4º lugar para Direito, na UFF-Macaé; Bruno de Lorenzo, 17, 4º lugar para Direito, na UFF-Niteroi; Stefano Sousa, 18, 2º para Engenharia, na UFRJ-Macaé, Automação no IFF, e 4º Matemática na FeMASS; Vinícius Bizerra, 19, 4º para Administração na FeMASS; Túlio Fogagnoli, 18, 3º Engenharia Eletrônica na UFF-PR; Thiago Lacerda, 17, 3º para Engenharia de Produção, na FeMASS; Rafaela Lydia Loureiro Nascimento, 18 anos, 2º para Química na UFRJ-Macaé, e Direito na Estácio de Sá com 100% de bolsa pelo Pro-Uni; Jordana Santana da Costa, 17, 14º para História, na UFES; Sara Salgado de Oliveira, 18 anos, Direito, UFF-Macaé; e Daniel Barcelos, 19, 2º para Ciências Sociais, na UFF-Niterói, como aluno oriundo de escola pública.

Como Daniel, quase metade deles estudou em escolas públicas e o número de aprovados pode subir após o resultado do Pró-Uni, Sisu e das listas de espera em várias universidades.


Fotos Relacionadas