Alunos do Nova Vida têm momento de conscientização no Novembro Azul

18/11/2019 15:05:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arquivo Secom

Campanha alerta sobre câncer de próstata

Alunos e alunas do Programa Nova Vida, que cursam inglês no Centro Municipal de Idiomas (CMI), ambos da Prefeitura de Macaé, se envolveram tanto na campanha do Novembro Azul, que fizeram uma festa com bolo, salgadinhos e refrigerantes para chamar a atenção das pessoas que passaram pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), na última quinta-feira (14). Além da festa, eles escreveram frases para alertar quanto à conscientização do câncer de próstata.

A iniciativa foi durante a aula da professora Juliana Duarte Cunha, no turno da manhã, e mostra que os alunos não estão engajados somente em aprender uma língua estrangeira, mas também se preocupam com a qualidade de vida das pessoas. Eles usaram frases como “Preventing yourself is not a shame (Prevenir-se não é uma vergonha” e “Movember is for men`s health awareness” (Movember é para a saúde dos homens). Movember é como é conhecido o movimento em todo o mundo.

“Eles estão mesmo muito engajados nessas questões e o Novembro Azul foi todo organizado por eles, que fizeram uma festa de verdade para alertar sobre o tema”, disse Márcia Vieira Viana, secretária da Acadêmica da Secretaria Adjunta de Ensino Superior.

A capacitação nos cursos de Inglês e Espanhol dos jovens do Nova Vida é fruto de parceria do CMI, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, com a Coordenadoria do Programa Nova Vida, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. No mês passado, os alunos do CMI também fizeram a campanha do Outubro Rosa conscientizando sobre o câncer de mama, que atinge mulheres e também homens.

Novembro Azul – O movimento Novembro Azul (Movember) surgiu em 2003, na Austrália, durante as realizações de ações pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, no dia 17 de novembro. Dois amigos australianos, Travis Garone e Luke Slattery, resolveram deixar o bigode crescer e os curiosos logo quiseram saber o motivo. Então, eles resolveram criar a Fundação Movember e arrecadar fundos com contribuição dos bigodudos para o combate ao câncer de próstata. Atualmente, o Movember está presente em diversos países. No Brasil, o movimento começou, oficialmente, em 2014, com o Instituto Lado a Lado pela Vida para incentivar os homens a quebrarem o preconceito e irem ao médico para consulta e o exame de toque através do qual é diagnosticada a doença.

O CMI funciona no Cetep, à Rua Alfredo Backer, 363, no Centro, mas a parte administrativa continua na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas