Alunos realizam plantio de 150 mudas na região serrana

29/11/2017 16:59:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

Foram plantadas espécies como ingá, tarumã, aroeira e ipê

Alunos que fazem parte do projeto Resgatando o Passado e Semeando o Futuro, da Guarda Ambiental, ligada à Secretaria de Ordem Pública, participaram, na manhã desta quarta-feira (29), de um plantio de mudas em uma propriedade atrás do Colégio Municipal Tarcísio Paes Figueiredo, na Bicuda Grande, região serrana de Macaé. Foram plantadas 150 mudas das espécies ingá, tarumã, aroeira, cedro, ipê amarelo e roxo.

De acordo com informações da coordenadora de Educação Ambiental da Guarda Ambiental, Raquel Giri, a atividade fez parte da primeira etapa do projeto.

- As espécies plantadas foram produzidas pelos próprios alunos no viveiro que temos no Parque Municipal do Atalaia. Os alunos da Escola Municipal Carolina Curvelo Benjamin, do Trapiche, participam há seis meses do projeto, eles aprendem sobre a biodiversidade e sobre a importância de se preservar os rios e o solo, evitando erosões e a danificação do lençol freático, com o cuidado com a nossa água, destacou.

As mudas foram plantadas na propriedade de Valmir Guimarães Lopes, parceiro do projeto Resgatando o Passado e Semeando o Futuro. Ele recebeu a iniciativa com muita alegria. "Estou contribuindo com o futuro", afirmou o proprietário, que colabora com insumos e ferramentas para a realização da ação ambiental.

O professor de educação física Sérgio Alves, do Colégio Municipal Tarcísio Paes Figueiredo, que participou da atividade como escola convidada, ressaltou que é muito importante que os alunos possam interagir com a natureza. "Os estudantes ficam sabendo sobre a importância dos mananciais e da preservação da mata ciliar, preservando a água", ressaltou.

A professora de português da Escola Carolina Curvelo Benjamin, Rita de Cássia Oliveira, conta que participaram das atividades estudantes que também fazem parte do projeto "Bike Carolina". "A atividade é importante para que eles possam desenvolver o gosto de estar em contato com a natureza, para que eles aprendam sobre a importância de reflorestar as matas e desenvolvam também a consciência ambiental", disse.

O estudante do 6º ano da Escola Carolina Curvelo Benjamin, Patrício Cadmo, de 12 anos, disse que gostou muito de ter participado do plantio. "Aprendi muitas coisas importantes, principalmente que devemos plantar mais, reciclar os materiais e não jogar o lixo em qualquer lugar", contou. Já a estudante Heloísa Silva e Silva, de 11 anos, disse que aprendeu a importância de plantios para que os rios possam ser preservados.

O secretário de Ordem Pública, Sebastião Carneiro, elogiou a participação de todos os estudantes e também da receptividade do proprietário Valmir Lopes em ceder o local para o plantio. "Esperamos que as propriedades vizinhas também participem da iniciativa. Acreditamos que em seis anos a área esteja ideal, com a natureza recuperada", afirmou.

A Coordenadora Raquel Giri entregou certificados aos "Amigos da Guarda Ambiental" e medalhas para os alunos e professores que participaram da gincana da Escola Carolina Curvelo Benjamin. Os alunos também homenagearam os instrutores do projeto Resgatando o Passado e Semeando o Futuro com certificados.

Ainda segundo Raquel Giri, a parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), através do Banco de Sementes de Santa Maria Madalena, tem sido fundamental para que o projeto ganhe força. A instituição fornece mudas para reflorestamento de nascentes e matas ciliares de propriedades comprometidas com a preservação ambiental.


Fotos Relacionadas