Ambulantes participam de curso sobre manuseio de alimentos

03/07/2018 14:54:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

Os participantes aprendem noções importantes, como acondicionar melhor os alimentos

A ambulante Sandra Maria Ferreira, que trabalha há oito anos no município comercializando açaí, foi uma das participantes do curso "Boas práticas e manutenção de alimentos", organizado pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa), da Secretaria de Saúde, realizado nesta terça-feira (3), no auditório da Cidade Universitária. A palestra faz parte do processo para quem está tirando licença ou renovando, para atuar legalmente como trabalhador informal.

Ela conta que é a segunda vez que participa e afirma que aprendeu informações importantes que serviram para que ficasse atenta ao manusear os produtos.

- O que me chamou muito a atenção foi sobre a questão da limpeza dos utensílios. Não sabia que era ruim trabalhar com caixas de isopor. Qualquer sinal de sujeira ou mancha escura no recipiente pode contaminar os alimentos. Depois dessa orientação, substituí por caixas de plásticos, contou.

Já Deusdedit Júnior conta que é a primeira vez que faz a formação, pois pretende em breve ter seu food truck, após o processo de legalização.

- Sou novo na cidade e quero comercializar lanches, como sanduíches e salgados. Acho muito importante ter as informações corretas para trabalhar e ajustar o que deve ser feito. Assim podemos vender nossos produtos de forma correta. A minha expectativa é muito boa - comentou.

A fiscal Meire Luci Gervásio, que faz parte do Setor de Alimentos da Covisa, explica que as principais dúvidas dos participantes são sobre qual a forma correta de manipular os alimentos.

- Nós mostramos qual a forma adequada de armazenamento, principalmente como evitar uma contaminação cruzada, ou seja, impedir que um alimento contamine o outro com uma bactéria. Outras informações importantes são sobre a saúde de quem manuseia os alimentos e ainda como respeitar o prazo de validade dos produtos, mantendo-os em temperatura adequada - pontuou.

O coordenador da Covisa, Bruno Paes, informou que nem todos os ambulantes que participaram da formação já possuem processo de licenciamento para trabalhar no município.

- Abrimos inscrições para os interessados em saber mais sobre o assunto, independente de estar ou não com processo de legalização de trabalho em andamento. Pretendemos abrir novas turmas em breve, conforme o número de interessados - informou.

Mais informações e inscrições pelos telefones 2762-0935 ou 2759-2926, e-mail visa@macae.rj.gov.br, ou na própria sede da Covisa, localizada na Rua José de Aguiar Franco, 2150, Costa do Sol.


Fotos Relacionadas