Anexo do HPM será presente no dia do aniversário da cidade

30/04/2015 19:21:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

O convite para inauguração foi formalizado pelo vereador Luciano Diniz e pelo diretor presidente do hospital

O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, convidou o governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, e o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto, para a inauguração da Central de Emergência Irmãs do Horto, a ala anexa ao Hospital Público Municipal (HPM), que acontecerá no dia do aniversário da cidade, 29 de julho, às 15h. O convite foi formalizado pelo vereador Luciano Diniz e pelo diretor presidente do hospital, Márcio Bitencourt, na tarde desta quinta-feira (30), no gabinete do secretário, no Rio de Janeiro. A pauta da audiência foi o credenciamento de 16 leitos dos dois Centros de Tratamentos Intensivos (CTIs), em nível de alta complexidade, ao Sistema Único de Saúde (SUS). Esse convênio viria a beneficiar não somente a população de Macaé, mas também a de todos os municípios do entorno que utiliza a unidade de referência regional.

- O secretário mostrou-se aberto a nossa solicitação, que se faz ainda mais necessária nesse momento em que os municípios do Norte Fluminense e Lagos passam por uma redução de receita. Estamos oferecendo toda uma estrutura de excelência para a região, mas a manutenção de leitos de alta complexidade é de custo elevado. Nova reunião será agendada pela Secretaria de Estado -, informou Márcio Bitencourt.

O HPM, em seus 11 anos de existência, tem muitos méritos a serem comemorados. O mais recente foram as três primeiras cirurgias no Brasil de próstata com a técnica de Holmium Laser Enucleação da Próstata (HoLEP) pelo médico Rodrigo Loureiro de Marins e sua equipe. Os procedimentos sem cortes, que aconteceram no dia 18 de abril, proporcionaram uma recuperação segura e eficaz a pacientes do SUS.

Com a Central de Emergência Irmãs do Horto, que atenderá exclusivamente às urgências e emergências. O HPM ficará exclusivamente voltado para as diversas especialidades que dispõe. O anexo ampliará o atendimento com mais cem leitos de urgência, emergência e em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). A prefeitura investe na obra R$ 12 milhões, fora os custos com mobiliários e equipamentos.

Saiba mais: HPM realiza primeiras cirurgias a laser de próstata do país