Animais começam a ser julgados na XI Esmmam

19/05/2005 18:17:55 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Animais de dez a 36 meses de idade, ainda não montados, participaram nesta quinta-feira, dia 19, da primeira competição na XI Esmmam, que acontece, no Parque de Exposições Latiff Mussi, até domingo. Nesta sexta-feira, dia 20, será a vez dos cavalos adultos competirem.

São apenas dois juízes para todas as 25 competições. Aluízio Maciel Pereira Júnior está julgando a morfologia – observação da estrutura física do animal, sua formação, constituição e aprumo. Já o juiz Carlos Eduardo Federicci de Oliveira , por sua vez, está observando o quesito andamento (marcha) : ritmo, conjunto, gesto e comodidade do animal.

São 206 cavalos da raça Mangalarga Marchador inscritos na competição: 106 fêmeas e 100 machos. Segundo o organizador da parte de eqüinos da XI Esmmam, Oswaldo Piragibe Júnior, este número só não é maior porque a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador (ABCCMM) está passando por um processo de transição.

- A exposição é muito procurada e prestigiada pelos criadores -, afirma Piragibe, lembrando que há 54 expositores de estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. De Macaé são treze criadores com vasta experiência em competições pelo país colocando na disputa quarenta animais.

Serão realizados dez campeonatos de potros, dez de adultos, dois de cavalos castrados e três de progênie – quando se julga o cavalo que passa melhor a sua genética. O fato de Macaé possuir um dos cinco melhores parques de Exposições do Brasil garante qualidade e quantidade de cavalos no evento. Haverá também quatro campeonatos dos campeões dos campeões,dois dos grandes campeões jovens da raça e dois de campeões adultos.