Apresentações culturais animam mês do idoso

08/10/2015 20:00:00 - Jornalista: Ana Menezes

Foto: Bruno Campos

O Centro de Convivência do Idoso recebeu grupos da Terceira Idade

As festividades em comemoração ao Dia Nacional e Internacional do Idoso, 1º de outubro, continuam. Nesta quinta-feira (8), o Centro de Convivência do Idoso (CCI) recebeu cerca de 300 idosos, de 17 grupos da Terceira Idade e da Guarda Sênior, para apresentações musicais de dança e teatro. O evento é realizado pelo Conselho Municipal do Idoso e pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Josefa Sampayo, a programação reforça a importância das políticas públicas ao idoso. O objetivo é promover a integração e valorização do idoso com atividades culturais.

- Toda iniciativa que envolve atividades lúdicas fomentam a sociabilização dos idosos. Eles trocam experiências e criam novas amizades. Com isso, melhora a autoestima, e recebem orientações, desde cuidados com a alimentação, corpo, mente e direitos sociais. Tudo baseado no Estatuto do Idoso -, ressaltou a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Marilea Ramos.

As integrantes da Guarda Sênior, Sebastiana Gomes, de 66 anos; Salvadora Ferreira, 69; Romilda Moreira, 69; e Clélia Moraes, 77, apresentaram um esquete teatral sobre a primavera. “Nós adoramos interpretar, sempre ensaiamos novas peças para apresentar nas festas. Isso levanta nossa autoestima. Saímos da rotina, criamos novas amizades, nos sentimos renovadas”, comentaram, satisfeitas.

Já João Batista, 74; e Tereza Paixão, 82, fundadores dos grupos Alvorecer, no Miramar, e Prosperidade na Barra, falaram que a arte não tem idade. “Estar entre amigos é prazeroso, ficamos felizes quando vemos a apresentação do nosso grupo, de canto e dança, Ninho do Sabiá”, disseram.

Seguindo as comemorações, no dia 15 (quinta-feira), às 14h, acontece a Tarde de Saúde e Qualidade de Vida. No dia 20 (terça-feira), às 14h, será realizada a Tarde Literária - Contadores de História e Poesia. A tarde de Beleza e Feira de Troca acontecem no dia 27 (terça-feira), às 14h. Para finalizar as comemorações, no dia 29 (quinta-feira), às 14h, haverá a Tarde de Talentos, Cantores e Danças. Todas as ações serão realizadas no CCI.


Fotos Relacionadas