Araketu e O Rappa levam o público ao Pecado

28/01/2005 18:17:04 - Jornalista:

Cerca de 120 mil pessoas são esperadas para os shows neste final de semana


Mais um final de semana de muita música e animação na Praia do Pecado com as bandas Araketu e O Rappa. O Fest Verão realizado pela Prefeitura de Macaé e Empresa Municipal de Turismo (MacaéTur) representa um dos maiores eventos de massa da Região Costa do Sol. O evento atrai turistas de vários estados principalmente de Minas Gerais Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Os estrangeiros também fazem parte desse público, e a maioria vem de Portugal, Chile e Canadá.

Para a diretora de eventos da MacaéTur, Denise Nunes o Fest Verão já faz parte do roteiro de férias dos turistas devido à qualidade dos shows. Confira agora a história das bandas que estarão na cidade.



Araketu - Depois de algumas pesquisas de quais grupos e bandas poderiam apresentar-se na cidade, não deu outra, entre elas a campeã de público: Araketu. A banda Araketu está a 15 anos levando seu ritmo contagiante a brasileiros e estrangeiros. Em paralelo, a Banda realizava um trabalho baseado na pesquisa da música africana tradicional, devidamente readaptada musicalmente para a temática brasileira.

A partir deste período começaram as viagens internacionais, levando para países da Europa, América Latina e a cidades dos Estados Unidos a música que se produzia na Bahia. Também conheceram de perto a musicalidade moderna africana: música de origem tribalística, percussiva, misturada a sintetizadores, samplers e instrumental eletrônico.

O Araketu foi o primeiro dos novos grupos negros baianos a empunhar uma guitarra elétrica e misturar a música de percussão com eletrônica. Já tiveram discos com lançamento limitado na Europa e passou a ser mais respeitada no exterior do que no Brasil. Mas nada que se comparasse com o sucesso de Araketu Bom Demais, o disco de 1994, Lançado pela Sony Music.

Além da música-título fazer sucesso nacional em execução, conduzindo o grupo à condição de maior revelação da música brasileira daquele ano. Esse disco já vendeu, até hoje, mais de 210 mil unidades, levando o grupo a aquisição do Disco de Ouro, garantido, naquela temporada, 120 apresentações por todo o Brasil.

A banda colecionou ao longo dos anos discos de Ouro, Platina, Platina Dupla e Diamante. Hoje, o Araketu é um grupo de reconhecimento mundial. Mas isso não traz acomodação. Pelo contrário, cada vez mais propõe novos desafios, revitalizando a tradição e levando a música negra para novas direções. O público macaense terá o privilégio de conhecer todo este talento de perto no Fest Verão 2005.


O Rappa - O grito "olha o rapa!" significa ruas vazia e gente correndo. Nem poderia ser diferente. Na gíria popular, rapa é o caçador de camelôs, o inimigo número um da economia informal. Porém, uma pequena variação desse sinal de alerta, já quer dizer pistas cheias de gente. Com um "p" a mais e usando as calçadas como fonte de inspiração, O Rappa faz apenas contrabando de idéias.

No seu 3º álbum de O Rappa escancara ainda mais as diferenças políticas e sociais, deixando evidente a maturidade do grupo carioca. Passaram-se 3 anos desde RAPPA-MUNDI (que vendeu 300 mil cópias), e logo no primeiro single deste novo trabalho, fica fácil entender o que O Rappa andou fazendo neste intervalo: gritou as diferenças absurdas e buscou suavizar a vida de quem tem pouca esperança em um futuro melhor.

A letra de Minha Alma (a paz que eu não quero) é clara: "Paz sem voz / Não é paz, é medo".Das músicas à atuação junto ao grupo AfroReggae, de Vigário Geral (RJ), surgiu a idéia para o projeto "Na Palma da Mão" - Campanha de Incentivo aos Jovens de todo o Brasil. A iniciativa d´O Rappa conta com o apoio de uma das mais conceituadas ONGs brasileiras, FASE (Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional) e seu Setor de Análise e Assessoria e Projetos (SAAP).

No encarte do CD e nos folders distribuídos pelos shows banda pede a participação dos fãs e doações na c/c da Campanha. Os fundos arrecadados foram repassados a projetos ligados a jovens carentes, com programas educacionais, da alfabetização à conquista dos direitos individuais. As músicas Pescador de Ilusões, A Feira, Tumulto e O Homem Bomba estarão alegrando a público do Fest Verão.