“Arborização nas Escolas” faz parte de comemoração de 202 anos de Macaé

28/07/2015 20:27:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Alunos da escola Lia Kopp Franco participaram do plantio nesta terça-feira (28)

A semana de comemoração de 202 anos da fundação da Vila de Macaé está sendo marcada por aulas do programa “Arborização nas Escolas”. Mais de 200 estudantes da rede municipal vão fazer parte da atividade. O trabalho é uma ação conjunta das secretarias de Ambiente e Educação, que estão envolvendo estudantes em plantios simbólicos de espécies nativas, sempre a partir das 14 horas.

A ação começou na última segunda-feira (27), com os estudantes da Escola Estadual Municipalizada Fazenda Santa Maria (no Horto). Já nesta terça-feira (28) foi a vez dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Lia Kopp Franco (na Vila Badejo). Na quinta-feira (30) a atividade segue com estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil Celita Reid Fernandes (no Novo Horizonte). E na sexta-feira (31), será no Ciep Municipalizado Maringá (no Campo do Oeste).

Técnicos da Secretaria de Ambiente visitaram as escolas para verificar a espécie adequada. Durante o plantio, os estudantes recebem orientações quanto à preservação do meio ambiente e técnicas para melhor cuidar das mudas. “Gosto muito de plantas e árvores. Aprendi que a gente tem que regar direitinho para ela dar sombra”, contou Tamires Magal, de cinco anos, da escola Lia Kopp Franco. Para a diretora da unidade, Francisca Santana, é a oportunidade para uma aula diferenciada. “Programações assim possibilitam que, desde cedo, eles tenham consciência quanto à importância de preservar a natureza”, disse.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, o objetivo é enfatizar para estudantes do Ensino Fundamental e da Educação Infantil a importância da educação ambiental. “A proposta é continuar com esta atividade no segundo semestre, em outras unidades municipais”, frisou. O secretário de Ambiente, Gerson Martins, observou que o programa é importante não apenas para plantar mudas. “Outro ponto positivo é a formação de cidadãos mais conscientes”, pontuou.

A “Arborização nas Escolas” está sendo acompanhada pela coordenadora de Meio Ambiente da Secretaria de Educação, Denise Motta, e pelo coordenador de Arborização, Flávio Sayão. Denise repassa aos professores dicas sobre a importância e benefícios da arborização, que podem ser trabalhadas nas salas de aula. Flávio aborda questões quanto à importância do plantio e cuidados. Segundo ele, cada escola da rede municipal está recebendo mudas diferentes, conforme a adequação do espaço.


Fotos Relacionadas