‘Arte no Museu’ reúne grandes talentos de Macaé

13/08/2019 15:17:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Andréa Lisboa

Outro grupo apresentará seus trabalhos no próximo trimestre

Imagens, história, música e gostos. O Solar dos Mellos – Museu de Macaé recebeu no sábado (10) o primeiro grupo de artistas plásticos e fotógrafos do projeto ‘Arte no Museu’. A estreia superou as expectativas de público dos produtores do evento. Quem foi apreciar a mostra pôde também conhecer a arquitetura, a história do Solar e ainda as exposições internas. Empreendedores da gastronomia urbana marcaram presença nesta edição. A próxima está prevista para o trimestre seguinte.

Os expositores trouxeram diferentes temas, olhares e técnicas. Jussara Peruzzi apresentou sua produção fotográfica mais atual, retratando ruas, sacadas e um pouco da delicada arquitetura portuguesa. Já Romulo Campos deu continuidade a sua última exposição (12/2018), na Galeria de Arte Hindemburgo Olive (GaHO), no Centro da cidade. Suas fotografias tiveram como base um trabalho realizado durante um ano sobre o amanhecer do sol no Arquipélago de Santana, revelando uma explosão de cores. Leandro Foca apresentou a fauna e o mar da Restinga e Praia do Pecado e algumas paisagens do Frade, Região Serrana de Macaé.

Detalhes da flora e da fauna do Brasil e de fora dele foram o tema focalizado por Alfredo Manhães. Junto às fotografias, as expressivas cores e formas das telas dos artistas plásticos Marcelo Machado e Marcelo Vitiello também atraíram os olhares dos visitantes.

"Com o ‘Arte no Museu’ reforçamos o papel do Solar dos Mellos como um espaço para diversas manifestações culturais. Que outros artistas macaenses nos procurem para encontrar também o seu espaço. O museu, que é muito bonito, ficou ainda mais com as obras destes artistas. Este é o primeiro de muito que virão, ressaltou o secretário de Cultura, Thales Coutinho.

A guarda municipal Laila Bastos, há 18 anos em Macaé, foi convidada pela filha macaense, Ana (10), para conhecer o museu que ela já havia visitado com a escola. Ana, que gostou mais das fotografias, revelou que se emociona com elas e que gostaria de retornar ao museu para as futuras exposições. “Hoje ela teve a oportunidade de apreciar os quadros e conhecer também alguns dos artistas. Ela está se enriquecendo culturalmente e pode ser uma multiplicadora deste conhecimento para os seus colegas”, disse Laila.

O evento também foi a primeira vez em uma exposição para Karollayne Barcelos (11), que não conhecia o Solar dos Mellos. “Achei a ideia interessante. Eu queria ser pintora e a minha aula favorita é a de artes”, contou.

"Está sendo muito especial, gratificante, um momento ímpar. O projeto prevê a formação de novos grupos de expositores de três em três meses para o resgate deste tipo de arte em Macaé que às vezes está escondida. É uma oportunidade não só para nos mostrar, mas também para nos encontrar. É surpreendente como conseguimos alcançar até as crianças", frisou Jussara Peruzzi.

"A proposta é otimizar a ocupação dos espaços públicos culturais de Macaé. Se nós podemos ser um atrativo para isso, por que não ser? Somos um grupo de artistas ligados à imagem que se reúne neste espaço que não é apenas bonito arquitetonicamente, mas que pulsa cultura, história e que precisa ser descoberto todos os dias pelos macaenses. Que outros artistas se entusiasmem para que possamos garantir a rotatividade e a qualidade da mostra de obras de arte", disse Romulo Campos.

"É uma honra ver o público apreciando as minhas fotos e as obras dos meus colegas. Esta é a minha primeira grande exposição e é com grande satisfação que mostro o meu trabalho ao lado de Romulo Campos e de outros grandes artistas da cidade,", destacou Leandro Foca.

O ‘Arte no Museu’ está sobre a curadoria de Cláudia Barreto. O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro. O telefone para outras informações é 2759-5049.


Fotos Relacionadas