Artesãos macaenses vão receber a Carteira Nacional do Artesanato

14/04/2021 16:09:00 - Jornalista: Gerson Dudus

Foto: Secretaria de Cultura

A entrega acontecerá de maneira escalonada a partir da próxima sexta-feira (16 de abril)

Uma equipe da Secretaria Estadual de Turismo visitou, nesta semana, a Secretaria de Cultura de Macaé. Natcha Bhering, coordenadora estadual do Programa de Artesanato, acompanhada de dois assessores, esteve no município para entregar 25 Carteiras Nacionais do Artesão para artistas macaenses. O encontro também tratou sobre ações de incentivo ao artesanato no Rio de Janeiro.

A equipe esclareceu o Secretário Municipal de Cultura, Edie Lameu, sobre o programa "Artesanato em Movimento", que quer incentivar artistas a se cadastrarem para poderem receber a carteira, e, com ela, terem uma série de vantagens, como por exemplo, descontos na compra de matéria-prima para seus trabalhos, além de participarem de uma rede formada por artesãos de todo o Brasil. O "Artesanato em Movimento" trabalha na interlocução com o Programa de Artesanato Brasileiro, do Ministério da Economia, responsável pelas políticas públicas federais para o segmento artesanal.

A finalidade é que os 25 artesãos macaenses, já beneficiados, sejam multiplicadores do programa junto a outros trabalhadores que exercem também o artesanato como fonte de renda. A equipe da Secretaria Estadual de Turismo deixou também panfletos explicativos sobre o programa, a serem distribuídos de forma a incentivar outros artistas a se cadastrarem. A Secretaria Municipal de Cultura ficará responsável pela entrega das carteiras e vai disponibilizar uma sala para esta ação.

A entrega acontecerá de maneira escalonada, obedecendo todos os protocolos sanitários, a partir da próxima sexta-feira (16 de abril). Os artesãos serão recebidos de 9h às 11h. Para evitar aglomerações, a entrega será da seguinte forma: a cada 10 minutos, apenas um artista será recebido e poderá retirar sua carteira. Serão atendidos 12 artesãos, nesta semana; e 13 na semana seguinte, totalizando a entrega das 25 carteiras.


Fotos Relacionadas