Artistas e técnicos discutem cultura fluminense

01/06/2005 15:05:51 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Para promover o debate e o intercâmbio cultural entre as cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro, a Fundação Macaé de Cultura, em parceria com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado do Rio de Janeiro (Sated), realizam o VI Encontro de Delegados do Sated/RJ e o I Fórum de Teatro do Interior do Estado do Rio de Janeiro. Os eventos acontecem nos dias 11 de junho, no Solar dos Mellos e no dia 12, no Teatro Municipal.


Segundo o delegado sindical Hugo Tolipan, a programação no dia 11 começa às 14h, com o I Fórum de Teatro do Interior do Estado do Rio de Janeiro, com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Cultura, artistas, diretores do Sated/RJ, representantes da Fundação Macaé de Cultura e secretários de cultura de outras cidades. Às 19h, haverá apresentação do espetáculo “O Pagador de Promessas”, com alunos da Escola Profissionalizante de Teatro de Macaé e às 20h, abertura do Projeto Rio Por Inteiro.

O projeto Rio Por Inteiro tem o objetivo de promover o intercâmbio e ampliar o mercado de trabalho no interior, para evitar o êxodo de atores para os palcos das grandes cidades. Assim, os artistas do interior do Estado se apresentariam nas outras cidades fluminenses e também na capital.

No dia 12, às 9h, acontecerá o VI Encontro de Delegados do Sated/RJ, cujo objetivo é discutir os interesses da classe dos artistas e técnicos. Foram convidados os Sated do Estado do Rio de Janeiro, das regiões de Araruama, Campos, Nova Iguaçu, Petrópolis, Volta Redonda, Santo Antonio de Pádua e Macaé.

O Sated de Macaé abrange as cidades de Rio das Ostras, Carapebus, Quissamã, Conceição de Macabu e Casimiro de Abreu. Às 14h, haverá uma oficina de dramaturgia, com o dramaturgo Paulo Marcos de Carvalho; às 19h, ocorrerá a apresentação do espetáculo de teatro e dança Terra-Luz Orum Ayê a ser apresentado pela Escola Municipal de Artes Maria José Guedes. Às 20h, será a abertura oficial do Projeto Rio Por Inteiro, com a apresentação do espetáculo Vida de Boneca, vencedor do XI Festival de Teatro de Macaé.