Associações de moradores representam Macaé no Conam

31/05/2005 14:13:49 - Jornalista: Catarina Brust

Os presidentes de associações de Macaé representaram o município no 9º Congresso da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) realizado em Brasília, do dia 26 a 28 de maio. Durante o encontro, o presidente da União das Associações de Moradores de Macaé (UNAM) e da Associação de Moradores do Aterrado do Imburo, Rodrigo Júnior, ressaltou em plenário, a importância do apoio do governo municipal de Macaé e da Coordenadoria do Plano Diretor (COGEPLAD) em viabilizar a viagem do grupo.

O Congresso recebeu cerca de dois mil delegados representando 13 mil associações de moradores de 21 estados brasileiros. A delegação de Macaé, formada por 12 representantes, participou de todas as ações do Congresso, que teve como tema “Em Defesa do Brasil, da Reforma Urbana e dos Direitos Sociais”.

Durante os dias do Congresso, na capital federal, o grupo de Macaé teve a oportunidade de participar das oficinas onde foram debatidos os mais variados assuntos, todos de interesse das associações de moradores. A reforma urbana e o direito à moradia; transporte público e mobilidade urbana; violência urbana e orçamentos públicos foram alguns dos temas discutidos.

- O grupo esteve unido o tempo todo durante o Congresso. Essa união foi fundamental para podermos nos aprimorar, trocarmos idéias e material didático, útil para o nosso trabalho junto às comunidades de Macaé. Foi fundamental essa participação para podermos contribuir com mais conhecimento nos processos de elaboração do Plano Diretor do nosso município – explicou Rodrigo Júnior.

O presidente da UNAM ressaltou que no Congresso, realizado na Universidade Nacional de Brasília (Unb), pôde conversar com o Coordenador Geral do Projeto Moradia do Governo Federal, Gerson Brito, sobre construção de casas populares. Segundo Rodrigo Júnior, Brito se dispôs a trazer o projeto para um encontro com o prefeito de Macaé para viabilizar a construção de moradias no município.

Após o Congresso da Conam, os presidentes de associações de moradores de Macaé, participarão do curso de capacitação para dirigentes de associações de moradores para a construção do Plano Diretor que será realizado no SESI, nos dias 10 e 11 de junho. O curso, promovido pela Coordenação Geral do Plano Diretor de Macaé, tem o objetivo de promover uma melhor compreensão do funcionamento da administração municipal e da elaboração do Plano Diretor.