Auditores e Sebrae-RJ elogiam funcionamento da Incubadora de Cooperativas

13/04/2005 17:46:46 - Jornalista: Eduardo Lemos


Auditores da empresa Pavani & Deustcher Consultoria elogiaram o trabalho que está sendo desenvolvido pela Incubadora de Cooperativas Professor Tonito Parada, em Macaé. Em visita às instalações da Incubadora na última semana, junto com equipe do Sebrae-RJ, a equipe da Consultoria conheceu de perto os projetos e o funcionamento da Incubadora.

“Não há a menor dúvida de que a Incubadora de Cooperativas de Macaé é um projeto bem-sucedido. Um trabalho de equipe com muito profissionalismo, muita seriedade. Das Incubadoras que a Pavani acompanha, esta e a do Senac/Rio são consideradas modelo” disseram os auditores Thiago Renault e Antonio Carlos.

O objetivo da visita foi fiscalizar as atividades e o desempenho da Incubadora de Cooperativas. Recebidos na sede da Incubadora pelo secretário Municipal de Trabalho e Renda, Claudio Bogado, e pela gerente da Incubadora, Rossana Siqueira, os auditores percorreram cada dependência e receberam esclarecimentos sobre a utilização para cooperativas, cursos e projetos.

Através de um detalhado relatório com fatos e resultados em trinta e oito páginas, a gerente da Incubadora, Rossana Siqueira, explicou o sistema de trabalho das Cooperativas de Costureiras, de Garçons, Conservação, Limpeza e Manutenção, citou treinamentos realizados para qualificação e serviços prestados.

- É importante observar que estamos na fase de pré-incubação, ou seja, as cooperativas começam a dar os primeiros passos para se tornarem futuras empresas. Mesmo assim, ainda nesta fase, começam a ter o que é fundamental: trabalho e renda, afirmou.

Para 2005, dentro das metas de consolidação administrativa e comercial das Cooperativas e ampliação do número de empresas parceiras, Rossana informou que a Incubadora teve um início de ano altamente positivo. “Inauguramos o Projeto Bellezza com a Techint do Brasil, Senac e Vilarejo
Acabamentos. Em curto tempo, foram 188 inscrições para 20 vagas de cabeleireira. Abrimos inscrições para mais um curso de informática”, afirmou.

A Incubadora vai lançar no dia 18 de abril o Projeto Restaurante Escola, com qualificação para várias funções de hotelaria, bar e restaurante. “Já teremos nas próximas semanas a abertura de cursos pelo Sebrae para as Cooperativas. Em apoio à Secretaria de Meio Ambiente, nossa equipe colabora na preparação da Cooperativa de Reciclagem de Garrafas Pet. Em 2004 tivemos o período de estruturação da Incubadora, 2005 é o ano das ações”, disse a presidente da Incubadora.

A gestora de Incubadora de Empresas e Parques Tecnológicos do Sebrae-RJ, Ana Paula Werneck, afirmou que a Incubadora teve um índice muito bom de desenvolvimento. “Não são tantas as Incubadoras que conseguem atingir resultados como a de Macaé em menos de um ano. Vale lembrar a disposição e o interesse do Governo Municipal neste empreendimento”, disse a gestora. Entre empresas e instituições parceiras, a Incubadora de Cooperativas de Macaé conta com a Petrobras, Techint, Transpetro, Senac, Sebrae, Viva Rio, Firjan, Vilarejo Acabamentos, Rede Petro e Jevin Informática.