Auditoria do selo Shell acontece na Casa do Empreendedor

03/07/2015 18:01:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Dez planos de negócios de empreendedores participantes da segunda edição do Shell Iniciativa Empreendedora do núcleo Macaé, em 2014, estão passando por auditoria na Casa do Empreendedor. Esta é a terceira etapa para habilitação ao selo de qualidade Shell Iniciativa Empreendedora. De acordo com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), executor do programa, a Casa do Empreendedor é muito importante para o sucesso desse projeto e para o desenvolvimento da cultura empreendedora local. O Shell Iniciativa Empreendedora é uma das versões brasileiras do Shell Live Wire, presente em 15 países.

- A Casa do Empreendedor é uma grande parceira e esta etapa é um filtro para que as empresas obtenham o selo de qualidade Shell Iniciativa Empreendedora -, salientou a coordenadora do Norte Fluminense da ONG Cieds, Márcia Maria da Conceição. O programa da Shell oferece gratuitamente formação, suporte e estímulo a redes de relacionamentos sustentáveis, para que empreendedores desenvolvam seus próprios negócios em suas regiões. Os selecionados participam de aulas presenciais de elaboração de planos de negócio, marketing, gestão de pessoas, legislação para pequenos empreendimentos, além de consultorias específicas para implementação do planejamento e inserção do negócio apresentado no mercado local.

Quatro novos empresários passaram pelas entrevistas na quinta-feira (2), quatro foram entrevistados nesta sexta-feira (3) e dois serão entrevistados na próxima semana. Eles já tinham sido avaliados por uma banca de especialistas em mercado e por membros da Casa do Empreendedor, na Universidade Estácio de Sá, e, ainda, se apresentaram na Feira de Negócios, em dezembro, onde foram julgados em concurso para premiações. Os três primeiros classificados receberam bonificações. Entre eles está Renata Ravallet, do blog ‘Casamento Chic’, formalizada desde 2013. Seu primeiro contato com o Iniciativa Shell foi durante a Feira de projetos da primeira fase (2013), que tem como um dos objetivos exatamente e de divulgar o projeto e incentivar espíritos empreendedores. Para ela, o programa foi fundamental para a estruturação de sua empresa, principalmente no que tange à gestão de negócios, à visão de marketing e à preocupação com o crescimento de forma sustentável.

- No projeto, percebemos que nosso negócio pode ser maior do que imaginamos e que é possível se abrir novos mercados. O sonho precisa sair do papel e os bons professores nos dão o suporte para isso. Nos fazem pensar ‘fora da caixa’-, diz Renata.

Sua empresa dispõe um blog que centraliza fornecedores referenciados de serviços e produtos para festas de casamento. Há consultoria quanto às tendências e o passo a passo para a organização da festa. A ‘Casamento Chic’ é a única especializada nesse serviço no município. A ideia surgiu de uma necessidade pessoal, por ocasião das suas bodas.

- Estive na Casa do Empreendedor para obter a documentação necessária à regularização da minha empresa e também aqui fiz minha declaração anual de imposto de renda e retirei meu alvará de funcionamento. O atendimento foi desburocratizado e ágil e os agentes da Casa chegavam a fazer contato telefônico comigo para facilitar a resolução das exigências. Agora, retornando para esta auditoria fico segura por ter recebido este aval sobre o meu plano de negócios. Significa que estou no caminho certo em direção ao mercado. Porque não basta ter boas ideias! -, aconselha a empreendedora.

- Nós verificamos a documentação conforme a legislação municipal, como se tivéssemos liberando o alvará de funcionamento, e ainda de acordo com as diretrizes do programa da Shell. Praticamente todos os entrevistados estão tendo êxito e os que não alcançaram de imediato terão seis meses para colocarem a documentação em dia-, explica a coordenadora da Casa do Empreendedor, Valcileia Sanches.