Auto da Paixão: emoção e surpresa aguardam o público

22/03/2005 12:06:00 - Jornalista:

Um espetáculo diferente, mais próximo da realidade brasileira. Essa é a proposta, e o ponto de partida, para a montagem do Auto da Paixão, promovida pela prefeitura de Macaé, Fundação Macaé de Cultura e MacaéTur, que será encenado nesta sexta e sábado (dias 25 e 26) às 20h, na praia de Imbetiba.

Dois palcos, de 10x15 e 15x6 metros quadrados, com planos diferentes, foram montados na praia, na rua Elias Agostinho que servirão de cenários para contar a vida de Cristo. Quarenta e sete atores em cena, seis percursionistas nos tambores, músicos do Conservatório Macaé de Música e bandas escolares da rede Municipal, farão do Auto da Paixão um espetáculo grandioso.

Os autores do texto, Lú Maia e Mauro Menezes, avisam que o público deve chegar antes para conhecer a tenda de 5x5 metros quadrados que será montada no local. Dentro da tenda, painéis vão detalhar toda a pesquisa realizada para a elaboração do espetáculo. “O público poderá entender melhor o que ele vai ver. Detalhamos nos painéis, através dos textos e imagens, toda a pesquisa – folclórica, dos figurinos, músicas – que foi feita”, explica Lú Maia.

O espetáculo contará a história de Cristo a partir de uma concepção folclórica brasileira. “Não é um espetáculo distante histórica e geograficamente. Os autos populares deflagram uma catarse no público, que vai aproximando os espectadores da história que é mostrada. O Auto da Paixão com certeza causará uma surpresa no público”, conta Mauro Menezes, ressaltando que o texto trará uma mensagem mais amena, mostrando principalmente o amor que Cristo transmitiu às pessoas.

Ivana Mussi Luz, presidente da Fundação Macaé de Cultura, em parceria com Luciana Yegros, fizeram a coreografia do Auto da Paixão. “Na vivência de suas tradições culturais um povo mantêm viva e engrandece sua verdadeira alma, a alma permanente que projeta pelos séculos definindo-lhe o caráter, contribuindo para o equilíbrio social, formando os pilares de seu desenvolvimento, criando assim, o elo inquebrantável entre o ontem, o hoje e o amanhã”, diz Yvana, acrescentando que o espetáculo terá muitas surpresas, como uma piscina colocada no palco que servirá de cenário para cenas emocionantes.