Baile de Máscara: mais um sucesso de resgate cultural

17/02/2017 17:06:00 - Jornalista: Marilene Carvalho e Mônica Braga

Foto: Ana Chaffin

Baile animou os foliões que foram à Praça Veríssimo de Melo

A Praça Veríssimo de Melo foi palco, na noite de quinta (16), de mais uma ação da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, o Baile de Máscaras, contextualizado na proposta de resgate ao carnaval de rua, levando à população o encanto dos antigos carnavais. A maioria dos foliões era formada por crianças e idosos que se alegraram ao som das marchinhas e se divertiram com o concurso de máscaras, onde jurados premiaram as melhores criações dentro das categorias 'Luxo' e 'Originalidade e Criatividade'.

A Orquestra Popular de Macaé (OPM), regida pelo Maestro Bruno Py, comandou o baile, relembrando as marchinhas e homenageando o eterno Pixinguinha, e dividiu o coreto com os atores Hélder Santana e Cláudia Byspo que deram um show de apresentação, informando e interagindo com o público.

Personalidades que marcaram os carnavais também estavam na folia, destaque para Luna Galtiely, primeira Drag Queen de Macaé e Jorge Machado de Paula, o conhecido Jorginho di Paula, com seus mais de 35 anos de arte e cultura e o teatro leva Jorginho a outra vertente artística, o carnaval. Ele fez o seu primeiro trabalho como carnavalesco em 1979, mais tarde, partiu para o Rio de Janeiro, para buscar novos conhecimentos do cenário artístico do carnaval carioca, vendo de perto a elaboração do trabalho dos famosos Joãozinho Trinta e Rosa Magalhães. O resultado deste trabalho são 30 anos de carnaval, sendo 25 títulos de campeão do carnaval macaense. "A minha vida é a tragédia de ser artista e a comédia de ser feliz", declara Jorginho.

Concurso de Máscaras

Ponto máximo do baile popular que faz a prévia do Carnaval macaense, o Concurso de Máscaras levou para a passarela a animação dos foliões da terceira idade e, neste ano, crianças também puderam participar da brincadeira pela primeira vez.

A premiação foi distribuída entre as categorias Luxo e Originalidade/Criatividade. O primeiro lugar foi indicado de acordo com as duas categorias, respectivamente, para Cleidy, do Centro (Arlequina) e Élida Louzada, do Trapiche (Bruxa boa). A segunda colocação foi para Margarida Bersot, da Imbetiba (Cinderela) e Miriam Ribeiro, do Lagomar, (Mosquito da Dengue). Em terceiro, os vencedores foram Neyde de Paula, da Virgem Santa (She-Ra) e Danilo, do Aeroporto (Bob Esponja). Os prêmios entregues aos vencedores foram de dia de beleza completa a microbooks fotográficos. Agradecimento ao fotógrafo Guga Malheiros, a Esmalteria Mil Cores, Sérgio Coiffeur, Corpus Clinic e Bike Center.

Os Jurados do evento foram Nika Gripp (bailarina e coreógrafa), Ivana Mussi (diretora da Escola Municipal de Dança), Luna Galtiely (primeira drag queen de Macaé), Rosine Medeiros (professor, condutor da tocha olímpica), Agnes Willians (produtora cultural, faz parte do grupo de Resgate do Carnaval de Rua) e Adimar Sá (presidente da Escola de Samba Unidos dos Bairros).

O Concurso de Máscaras foi realizado na segunda parte do baile. Para o público que assistiu, o momento foi de descontração e de muita alegria. "É contagiante ver a animação desse pessoal, a gente acaba entrando no clima ao ver tanta animação", comentou Alice Teixeira, 49, que veio passar férias com a família em Macaé. "Acho que nunca mais se fez um Carnaval tão bom como o de antigamente, essas marchinhas fazem a gente voltar no tempo", disse João Ribeiro, 67, morador do Cajueiros, elogiando o repertório tocado pela Orquestra Popular de Macaé. "Fui uma das primeiras a chegar nessa festa linda, fiquei admirada como juntou tantas pessoas rapidamente. Apesar de não conhecer quase ninguém aqui, estou me sentindo em casa. A cidade está de parabéns por esse evento de resgate cultural!", disse Deise Martins, 38, moradora do Miramar, que foi no baile com os filhos pequenos.

Destacando a importância do resgate cultural, a secretária de Cultura, Tânia Jardim, relembra a importância dos bons carnavais e afirma que com ações como essa todos ganham, principalmente a população:

- Que linda festa! Mascarados, marchinhas, fantasias... perfeito resgate cultural! O carnaval é a festa do povo e para o povo, nada melhor do que a praça pública como palco de tudo isso! Agradeço, em nome da Secretaria de Cultura, a Prefeitura Municipal e ao prefeito Aluizio e a todos que, direta ou indiretamente, colaboraram para o sucesso do evento, destacando a Hobby Eventos que nos auxiliou com o som e iluminação. Obrigada a equipe da Cultura pelo trabalho e união. E que venham mais resgates culturais, mais magia e diversão... Macaé merece. Nós merecemos!", registrou a secretária.