Baile de Máscaras leva a folia ao Solar dos Mellos

22/02/2019 10:42:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Maurício Porão e Andréa Lisboa

Pré-Carnaval vai até domingo em pontos emblemáticos da cidade

Com uma decoração especial e um chuvisco antes para refrescar, o Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé foi palco para a abertura do Carnaval no município com o tradicional Baile de Máscaras, na noite desta quinta-feira (21). A folia foi animada pelas marchinhas interpretadas pelo Grupo Mistura e Manda formado por professores da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart). Em seguida, o animado show de axé de Beto Vally contagiou o público de todas as idades. Outro destaque do evento foi o Concurso de Fantasias e Máscaras.

Além de confetes e serpentinas, o público pôde aproveitar no ‘Quintas no Museu’ a variedade gastronômica das bikefoods que participam do projeto semanal no Solar dos Mellos e também apreciar o artesanato da cidade. Uma das atrações mais esperadas foi o Concurso de Fantasias e Máscaras, que premiou os participantes adultos com eletrodomésticos e às crianças com brinquedos. As apresentações foram abertas pelo desfile oconcur com fantasia de luxo de Jorginho de Paula em homenagem ao artista campista Rafael Marinho, falecido em 2018.

O primeiro lugar no concurso foi para Élida Louzada (86), do Trapiche, com a fantasia ‘Palhaço Feliz’; o segundo lugar ficou com Maria Cristina, moradora do Centro da cidade, com a fantasia ‘Colombina’, e Elda Loreiro, do Miramar, com ‘Onça’, levou o terceiro lugar. Cinco crianças também receberam brindes por terem se destacado no desfile de fantasias e máscaras. Os concorrentes, mais do que disputar, buscavam se divertir.

Comerciante da localidade serrana Trapiche, dona Élida Louzada participa do Baile de Máscaras há 10 anos, tendo sido premiada com o primeiro lugar por cinco vezes. Ela já se fantasiou de noiva, de índia e muitos outros temas. “Desde pequena sempre gostei de Carnaval porque é um dia em que se fica bem feliz, mostramos amor pelas pessoas e elas por nós. Para manter a energia na minha idade e a alegria aconselho que os jovens não fiquem apenas pensando, mas realizem, corram atrás dos sonhos e não parem por ouvir um não. Isto é felicidade”, disse.

Logo após o desfile, teve início o show de Beto Vally que fez todo o público cantar junto e dançar músicas consagradas do axé, passando pelo funk, ao sertanejo. O secretário de Cultura, Thales Coutinho agradeceu a participação das famílias, de avós aos bebês, e aproveitou para convidar o público para os outros eventos do grito de Carnaval de Macaé que acontecem até domingo (24).

"Vamos levar estes momentos de diversão, valorizando o Carnaval, um símbolo da cultura nacional, em pontos emblemáticos da cidade, como os bairros Barra de Macaé e Imbetiba e também o distrito o Trapiche, na região serrana. Todos os eventos têm entrada franca", destacou.

Este ano, os convidados para o júri do Baile de Máscaras foram Nika Gripp, precursora da profissionalização em balé em Macaé e diretora da escola de dança homônima; a gestora pública, bailarina e criadora do projeto de dança ArtLuz, Ivana Mussi, e o ator, dramaturgo, poeta e professor de Teatro da Farah Cultural, Marcelo Atahualpa.

Pré-Carnaval

Nesta sexta-feira (22), às 18h, na Praça Mirante dos Navegantes, Barra, terá apresentação do grupo de choro da Emart e, em seguida, show com Beto Vally.

No fim de semana a folia continua. No sábado (23), às 17h, no Anfiteatro da Praia da Imbetiba, haverá uma animada apresentação da Orquestra Popular de Macaé e ainda da Bateria Show Amigos do Samba. No domingo (24), às 17h, a festa estará, a partir das 17h, na Quadra de Trapiche. A abertura será com o grupo Mistura e Manda (Emart), seguida de show de Beto Vally.

‘Quintas no Museu’ e Sebrae

Antes do início do Baile de Máscaras, durante o ‘Quintas no Museu’. aconteceu a terceira etapa do ciclo de oficinas ‘Sei’ do Sebrae. Esta semana foi a ‘Sei Comprar’, ministrada pela consultora e instrutora do Sebrae, Sandra Barbato. Na próxima quinta-feira (28), será realizada a última desta série voltada para a Educação em Empreendedorismo, a ‘Sei Vender’.


Fotos Relacionadas