Bairro Cidadão agita a garotada

22/08/2005 15:36:39 - Jornalista: Ludmila Azevedo

O dia foi de brincadeira para as milhares de crianças que compareceram ao Bairro Cidadão no último sábado, dia 20, na Fronteira. Enquanto os responsáveis visitavam as tendas da prefeitura, a criançada se divertia nas oficinas de recreação.

No estande da secretaria de Educação (Semed) foram montadas oficinas de biscuit, mosaico, pintura e dobradura. A Fundação de Ação Social (FAS) também abriu um espaço para a garotada com as mesmas atividades que são desenvolvidas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PET).

Na Faculdade de Filosofia , Ciências e Letras de Macaé (Fafima) o teatro de fantoches prendeu a atenção das crianças. Mas nem tudo teve tom de brincadeira. No espaço do Núcleo de Saúde Mental, o recado foi passado através da percepção. De olhos vendados as crianças iam tocando os objetos para identificar o que era. O trabalho era chamar a atenção através da percepção também testada pelo paladar e o olfato.

“O objetivo é desenvolver os sentidos com foco na vida”, explicou a coordenadora técnica do Núcleo, Josemarlen Gonçalves Carvalho. “Com percepção, a criança se o protege, passa a ficar mais centrada no que os pais falam”, lembrou a coordenadora.

Já na tenda da coordenação de saúde bucal, as crianças ganharam um kit com creme dental, fio dental e escova. Lá, eles receberam orientações sobre a forma correta de escovar os dentes, além de conhecerem um pouco sobre a cárie, que foi reproduzida através de reproduções feitas em esculturas. “Eu tirei minha filha da pintura para poder ver o que tem dentro da sua boca”, comentou Jerônima da Silva, puxando pelo braço a filha para ver cárie no estande da saúde bucal.

Outro estande que chamou a atenção das crianças foi o da Associação Macaense de Apoio aos Cegos (AMAC). No local foi colocado uma máquina perkins (braile) para demonstração. O interesse da criançada ficou por conta do sucesso que a mesma máquina faz na novela das oito, da Rede Globo.

A Guarda Municipal levou para o Bairro Cidadão informações e armas recolhidas dentro do programa Patrulhamento Escolar feito diariamente nas escolas da rede pública. Curiosas as crianças perguntaram, em tom de dúvida, se realmente as armas foram encontradas com crianças nas escolas. A Tenda do Saber também atraiu o púbico infantil durante todo o dia.