Bandas escolares se preparam para desfile cívico-militar

02/07/2015 09:10:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom

Desfile das escolas é um dos pontos fortes da data que comemora aniversário de Macaé

As bandas escolares da rede municipal estão ensaiando para o desfile cívico-militar dos 202 anos da fundação da Vila de Macaé, que vai acontecer no dia 29. A programação, que está sendo traçada pela Secretaria de Educação, está marcada para começar às 8h30min na Avenida Agenor Caldas, na Imbetiba.

O evento contará com a participação de entidades diversas e bandas escolares, que prometem inovar com adereços e musicalidade especiais. As corporações ensaiam nas dependências das unidades com equipamentos oferecidos pela rede municipal de ensino.

A rede municipal conta com bandas em unidades como Claúdio Moacyr de Azevedo (Aeroporto), Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro), Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar), Jacyra Tavares Duval (Novo Cavaleiros) e Carolina Curvello Benjamin (Trapiche), Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol) e Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa). Cada uma possui cerca de 40 integrantes na formação, além do corpo coreográfico. Os integrantes são regidos por 16 instrutores concursados.

O projeto “Bandas Escolares” visa destacar habilidades e preparar os alunos-músicos. Para fazer parte das bandas escolares, os alunos devem frequentar regularmente as aulas. Hoje, mais de 200 alunos da rede municipal participam das corporações. Os alunos na faixa de 10 a 17 anos devem frequentar regularmente as aulas. Os ensaios acontecem nos horários divergentes aos de aula.

De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, o projeto tem como finalidade promover o desenvolvimento social e cultural do estudante e o fortalecimento do senso estético, da percepção sonora e espacial, além da coordenação motora e capacidade criativa. “Temos a proposta de ampliar o projeto e criar a Banda Marcial da Secretaria de Educação”, disse.

A subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes da rede municipal, Andrea Martins, lembrou que a pasta está investindo na entrega e reposição de instrumentos de bandas. “Percebemos que a música nas escolas contribui com o desenvolvimento do processo de ensino, destacando talentos, sensibilidade e disciplina”, disse.

Já o coordenador das bandas escolares, Luís Carlos Pereira, confirmou que os estudantes estão empenhados. “Além da musicalidade, as unidades municipais estão se dedicando no modo de apresentação do desfile. A programação do desfile será especial não apenas para o município, mas para estudantes e profissionais da escola”, finalizou.