Basquete juvenil vence e quebra invencibilidade do Flamengo

16/05/2005 18:07:40 - Jornalista: Renata Luz

Nem os 28 pontos do armador Vinícius Tuller, do Flamengo, impediram a vitória da Liga Macaense; a segunda na competição. Cinco jogadores do time macaense fizeram 10 ou mais pontos, com destaque para o cestinha Marcel, autor de 18 pontos, o ala/pivô Aulo, que fez um double–double (15 pontos e 13 rebotes) e o armador Leandro com 15 pontos, 7 assistências e 5 recuperações.

O jogo aconteceu no último domingo (15), às 18h, no ginásio do Juquinha. A partida foi decidida no 3º quarto, quando os donos da casa abriram 20 pontos: 64 a 44. Macaé venceu por 91 a 77.

O Flamengo vinha de seis jogos com seis vitórias. Vale lembrar, que essa foi a primeira vez que uma equipe de Macaé, independente da categoria, conseguiu vencer o Flamengo. Para o técnico de Macaé Leo Costa, o jogo mostrou o amadurecimento da equipe. “Começamos a treinar apenas um mês antes da competição, por isso estávamos sem ritmo de jogo. Hoje, os atletas estão mais entrosados, a equipe já tem a cara que deve ter e provou que pode jogar de igual com qualquer time da competição”, afirmou Leo.

O campeonato carioca tem 14 equipes que se enfrentam em turno único. Ao final, oito times se classificam para a segunda fase, onde, novamente, todos se enfrentam na chave A1, classificando quatro equipes para disputar a semi-final e final. Os outros seis times se enfrentam em uma segunda chave, A2, e também seguem essa fórmula de disputa, como se fosse uma espécie de segunda divisão.

Leo Costa, que é jogador do time adulto (se recupera de lesão), assumiu em março a posição de técnico do time juvenil e do infanto, sendo ainda supervisor técnico das categorias de base. Com grande experiência no esporte, vem tentando dar uma nova direção às categorias de base do esporte na cidade. “A idéia para depois do campeonato carioca é aproveitar alguns jogadores na equipe adulta e fazer um trabalho de base, mantendo algumas peças do time para 2006. Tenho certeza que dessa forma chegaremos muito bem ao próximo ano”, afirmou o técnico.

Mas essa não é a primeira vez que Leo assume função de técnico. Em 2000, o armador jogava pelo Palmeiras, quando passou por uma situação parecida com a que vive agora. Machucou-se e durante a recuperação ficou como auxiliar técnico das equipes adulto e juvenil do clube. Antes de jogar pelo Palmeiras atuou em clubes como o Franca (cidade natal do jogador), Ribeirão Preto, em 2000 Palmeiras e, em 2001, chegou a Macaé para jogar o Campeonato Estadual, onde ficou até novembro de 2004, quando se machucou. Agora, a torcida espera que ele consiga conciliar a vida de técnico e atleta, e continue dando alegrias dentro da quadra e no banco, como técnico.