Beleza, cultura e lazer marcam comemorações do Dia das Mães

12/05/2017 17:32:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos e Guga Malheiros

Diversas ações foram promovidas para celebrar a data em Macaé

O Dia das Mães, comemorado neste domingo (13), contou com programação diversificada para comemorar a data. Funcionários do Centro Administrativo Luiz Ozório (Cealo), foram presenteados com a apresentação dos músicos da Escola Municipal de Artes Maria Jose Guedes (Emart). Já no salão-escola do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), as mães receberam escovação de cabelos, limpeza e desenho de sobrancelhas. No Centro de Convivência do Idoso (CCI), cerca de 200 pessoas participaram de uma tarde de integração especial.

No Cetep as atividades foram gratuitas e realizadas por alunos dos cursos de cabeleireiro básico e avançado, designer de sobrancelhas e auxiliar de cabeleireiro com ênfase em escovação. "Achei ótima a iniciativa porque levanta a nossa autoestima. Mulheres como eu, que trabalhamos fora, muitas vezes temos pouco tempo para cuidar de nós mesmas. Além de sairmos daqui mais bonitas, também é uma oportunidade para os alunos do curso aprenderem na prática o que o curso oferece", destacou Andréia Nobre, que tirou um tempinho pela manhã para se presentear com escovação de cabelo.

Desempregada há três anos, Eliane Souza, encontrou no curso de designer de sobrancelhas a oportunidade para voltar a ter a vida de antes. "Quando eu soube deste curso não pensei duas vezes e vim correndo me inscrever. Estou gostando muito, a gente aprende as técnicas e, deixar as pessoas bonitas, é um dom e uma arte. Preciso restabelecer minha vida no trabalho, me sentir útil, e este curso me oferece esta oportunidade - disse Eliane.

Integração anima idosas em tarde especial

O evento da tarde da integração da terceira idade em homenagem às idosas pelo Dia das Mães reuniu cerca de 200 pessoas. Para a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Tatiana Pires, o importante da festa social foi o fato de promover felicidade nos idosos, fortalecendo seus vínculos de união e fraternidade, além de colaborar para sua alegria. "Vermos o sorriso deles não tem preço", justifica.

Nesse encontro houve música ao vivo e sorteio de brindes. Desfilaram e foram homenageadas nessa tarde a mãe mais idosa (dona Izabel da Conceição, de 105 anos de idade); a mãe com mais filhos (dona Eugena Rosa, de 74 anos de idade, mãe de 14 filhos com dois adotivos) e a mãe que criou os 12 filhos sozinha (dona Maria da Conceição de 72 anos de idade). Para Maria Barcelos Souza (63), o evento fortaleceu os laços de amizade entre os idosos. Já Ivanira de Souza (72) disse que a tarde de integração em homenagem ao Dia das Mães proporcionou momentos maravilhosos, nos quais foram intensos os instantes de satisfação e alegria. A programação foi animada ao som dos cantores Lian (cover do Leonardo) e Luan.

Programação especial continua neste sábado no Calçadão

A programação cultural organizada por comerciantes locais, com o apoio com o apoio da Prefeitura de Macaé, continua no Calçadão da Rui Barbosa. No sábado (13), véspera do Dia das Mães, o comércio ficará aberto até as 17h e as atividades começam cedo: às 8h30 haverá caminhada, com concentração na Praça Veríssimo de Mello, onde os participantes percorrerão o calçadão até a Praça Washington Luiz, local de uma animada aula de ginástica realizada pela Secretaria de Esportes.

Das 9h às 12h, haverá a atividade "História de Arte", na qual profissionais da Secretaria de Educação farão leitura para as crianças. Já das 10h ao meio-dia haverá a ação "Amigos Palhaços", uma animação infantil. Às 11h, ocorrerá show gospel e às 13h, dança de grupo da terceira idade.